CRCGO reforça ao presidente nacional do Sistema OCB o papel da contabilidade no cooperativismo durante sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília
CRCGO reforça ao presidente nacional do Sistema OCB o papel da contabilidade no cooperativismo durante sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília
Em celebração ao Dia Internacional do Cooperativismo, a Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (8/07), uma sessão solene que reuniu parlamentares, autoridades e lideranças de diversas entidades. Representando a classe contábil goiana, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, prestigiou do evento e reforçou, junto ao presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a importância estratégica da contabilidade para o desenvolvimento sustentável do cooperativismo no Brasil.
Sucena destacou que o papel dos profissionais da contabilidade é fundamental para garantir a transparência, o controle e a sustentabilidade econômica das cooperativas, especialmente em um cenário de crescente reconhecimento nacional e internacional do setor. “A contabilidade é um pilar essencial no fortalecimento do cooperativismo. Sem ela, não há governança, planejamento ou segurança jurídica, elementos indispensáveis para o sucesso e a perenidade das cooperativas”, afirmou.
A sessão foi proposta pelo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Arnaldo Jardim (SP), e pela deputada Bia Kicis (DF), também integrante do colegiado, reunindo autoridades, parlamentares e lideranças do movimento para reforçar o papel essencial das cooperativas no desenvolvimento econômico e social do Brasil. A deputa da deputada federal Marussa Boldrin (GO) também marcou presença na celebração, atuando ativamente em pautas voltadas ao desenvolvimento regional e à valorização de modelos econômicos sustentáveis.
Durante o evento, também foi ressaltado o impacto do cooperativismo em diversos segmentos, como o da agricultura familiar ao acesso a crédito, passando pela educação, saúde e infraestrutura. O deputado Arnaldo Jardim destacou conquistas recentes, como o reconhecimento do ato cooperativo na Reforma Tributária e a tramitação de propostas que fortalecem o setor, como o PL 357/2025, que reconhece o cooperativismo como manifestação da cultura nacional.
A Sessão marca um importante momento institucional, especialmente no contexto do Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela ONU para 2025, com o lema “Cooperativas constroem um mundo melhor”.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes