Sistema Faeg/Senar e CRCGO realizam a 6ª edição do Seminário Estadual de Gestão da Contabilidade Rural em Goiânia
Sistema Faeg/Senar e CRCGO realizam a 6ª edição do Seminário Estadual de Gestão da Contabilidade Rural em Goiânia
A gestão da Contabilidade Rural se torna cada vez mais relevante para os Produtores e Empresas Rurais na medida que o mercado agropecuário vem se mostrando mais competitivo e complexo. Por essa razão, realizado pelo Senar Goiás e em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO), aconteceu nesta sexta-feira (14/03) o 6º Seminário Estadual de Gestão da Contabilidade Rural. O evento aborda questões societárias e tributárias do Agronegócio, reunindo especialistas para debater os desafios e oportunidades do setor.
A abertura foi conduzida pelo pronunciamento do presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, que, com participação virtual, destacou a sólida parceria de anos com o CRCGO. ‘Andamos juntos há muito tempo e não é de hoje. Quero ressaltar meus votos para que todos tenham um evento magnífico. A atividade do agro não apenas move nosso estado, mas também o país. Sem dúvida, os temas abordados aqui são essenciais para o aprimoramento de todos’, concluiu ele. Em seguida, o contador do Senar, Gustavo Carles, apresentou aos mais de 350 inscritos um panorama das ações da entidade e o trabalho realizado em prol de substanciar os eventos gratuitos, enfatizando o compromisso do Senar com o seu promover a educação continuada, além de divulgar, com antecedência, os calendários dos Encontros Regionais, que percorrem diversos municípios.
Campanha Leão Solidário
“É com grande satisfação que me dirijo a todos hoje, destacando a importância da parceria consolidada entre o Sistema Faeg/Senar e os profissionais da contabilidade do agro”, iniciou Sucena Hummel. A presidente do Conselho de Contabilidade enfatizou que a colaboração mútua tem sido fundamental para o fortalecimento do setor, que é um dos pilares para a economia. “Os contadores desempenham um papel essencial na organização e gestão das atividades agropecuárias, contribuindo diretamente para o desenvolvimento sustentável e o crescimento do setor.”, concluiu, Hummel.
Na sequência, o vice-presidente de Administração e Planejamento do CRCGO, apresentou os resultados das destinações no Imposto de Renda em 2024. A destinação do imposto de renda é uma forma legal e segura de ajudar e incentivar projetos sociais e culturais, em que você ou sua empresa pode destinar parte do seu imposto, estimulando a proteção às crianças, adolescentes e idosos, as atividades culturais, audiovisuais e desportivas. É a participação cidadã em benefício de toda a sociedade, sem custo.
Ele esclareceu que Goiás alcançou mais de R$ 19 milhões e que o município de Rio Verde é o maior destinador. “O público do agro tem um potencial gigantesco de ajudar os projetos sociais por meio da Campanha do Leão Solidário, e não tem custo algum na declaração de renda.”, disse, conclamando os profissionais da contabilidade a começarem a conscientizar os seus clientes, os contribuintes, haja visto que o prazo de entrega da declaração do imposto de renda começa no dia 17 de março.
Com as inscrições totalmente gratuitas e com a doação solidária de alimentos não perecíveis, o evento seguiu durante todo o dia, com uma programação diversificada, e a presença de especialistas renomados que discutiram as práticas modernas de gestão da contabilidade rural. Assuntos como o impacto da reforma tributária no agronegócio foi destaque durante o evento.
Presenças
A proposta do evento é aproximar o profissional contábil bem capacitado com o seu cliente produtor rural, melhorando a qualidade do atendimento, menor impacto das tributações nos negócios rurais além de toda interação e troca de experiência profissional. Fazendo parte desse propósito, marcaram presença os vice-presidentes de Registro, Otávio Martins Júnior; de Desenvolvimento Profissional, Marcelo Cordeiro; a conselheiras Valdinéia Martins, Denise Barros Cintra. Os conselheiros, José Gilmar Carvalho, Ranier Pereira; o coordenador da Comissão do Agronegócio, Alexandre Lobo, juntamente com os demais integrantes do grupo; o superintendente, Rafael Linhares Medrado e a chefe de Gabinete, Priscilla Rodrigues. O presidente do CRCGO na gestão de 1988 a 1989, Liviel Floresta também esteve presente.
Nas representações do CRCGO nos municípios, compareceram por Aparecida de Goiânia, Gilvanor Pereira; de Caçu, Maria Luzia de Moraes; de Catalão, Jean Martins; de Jataí, Glauce Nea; de Jussara, José Ribeiro da Silva; de Morrinhos; Rogério Modesto Pereira; de Mineiros; Lúcia Aparecida Figueira; de Pires do Rio, Ivone Cândido de Sousa; de Piranhas, Floraci Francisca Portilho; de Quirinópilis, Gleison Ribeiro de Melo; de São Simão, Suzileide Ferreira; e de Itumbiara, Nivalci Gonçalves.
Pelo Senar Goiás, o superintendente, Dirceu Borges; o superintendente da Faeg, Claudinei Rigonato; o analista da Receita Federal; Douglas Machado Nunes; superintendente central de contabilidade da Prefeitura de Goiânia, Jânio Marques, entre outras autoridades. O Coordenador da Área de Políticas Públicas e Direitos Humanos, o promotor de Justiça André Lobo Alcântara Neves, a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos em Goiânia, Eerizânia Freitas, dentre outras autoridades participaram do Seminário.
Acesse as fotos, clique aqui
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes