Comitiva do CRCGO participa do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Balneário Camboriú/SC

WhatsApp Image 2024-09-13 at 13.39.33
Destaques

Os integrantes do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) e diversos contadores do estado marcaram presença no 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que teve sua abertura oficial em 8 de setembro de 2024, em Balneário Camboriú/SC. O principal evento da classe contábil da América Latina reuniu em torno de 7 mil participantes de todo o Brasil, e retorna aos trabalhos após oito anos, devido ao cancelamento em 2020 por conta da pandemia.

A abertura da cerimônia foi conduzida pelo ator, apresentador e humorista Gabriel Louchard, e foi marcada por uma apresentação de música clássica e uma viagem virtual pelo estado anfitrião, destacando sua história, geografia e cultura. A solenidade também contou com a entrada das bandeiras dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, conduzidas pelos presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e conselheiros do Sistema CFC/CRCs.

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) esteve fortemente presente no CBC. O presidente em exercício, Henrique Ricardo Batista, liderou a delegação goiana, que reuniu mais de cem profissionais. Ele destacou a importância dos profissionais da contabilidade para o desenvolvimento do país e celebrou a grande participação goiana no congresso. “O CBC é uma plataforma essencial para a troca de conhecimentos e experiências na área contábil, celebrando um século de contribuições para a profissão. Serão dias ímpares para os nossos profissionais contábeis de todo o país. E que não meçamos as oportunidades favoráveis às atualizações em prol da educação continuada”, comentou.

Os participantes também receberam as boas-vindas da anfitriã do Congresso, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Moraes. A contadora apresentou ao público as forças econômicas, sociais e culturais do estado e celebrou a presença dos catarinenses como a maior caravana do Congresso, com um total de 1.100 profissionais. Moraes chamou a atenção dos congressistas para a sua essencialidade para o crescimento das suas localidades. “Que possam se apropriar da convicção de que seu trabalho – desempenhado com zelo e ética – contribui diretamente para o ambiente de negócios e, por consequência, para o desenvolvimento da sua cidade, do seu Estado – enfim, do país”, frisou.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, destacou o impacto da capacitação e da excelência para a evolução da contabilidade. ““Tenho repetido, por diversas vezes, que capacitação e excelência caminham lado a lado. A capacitação fornece as ferramentas e o conhecimento necessários, enquanto a excelência garante que esses recursos sejam utilizados da melhor maneira possível. Juntas, elas promovem inovação, impulsionam o desempenho e permitem que indivíduos e organizações potencializam seus resultados”, explicou, homenageando o contador, Antoninho Marmo Trevisan, com a Medalha Mérito Contábil João Lyra, um reconhecimento de sua contribuição à profissão.

Representando a comitiva CRCGO, participaram os vice-presidentes, coordenadores das comissões temáticas, funcionários da área contábil do Regional, e diversos profissionais contábeis em Goiás. Temas como Reforma Tributária, Governança, ESG, Área Pública, Oportunidades de Mercado, Contabilidade e Agronegócio, Tecnologia e afins foram pautados durante o 21° CBC.

O CBC
O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a Contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências.
O 21° CBC contará com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

Confira todas as fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1-7h7Lu-EzOkoe0TuTfddnmGB4JR6t3IP?usp=sharing

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes e Vitor Carvalho, estagiário em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo, com informações do CFC