CRCGO marca presença na Ficomex e apoia proposta de Integração Econômica do Brasil Central

WhatsApp Image 2024-08-28 at 18.17.02
Uncategorized

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) participou ativamente da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), que ocorreu no dia 28 de agosto e se extende até o dia 29, no Centro de Convenções de Goiânia. Representado pelo presidente em exercício, Henrique Ricardo, juntamente com os conselheiros Fernando Witicovski e Clenice Cesário, o superintendente Rafael Linhares, a chefe de Gabinete Priscilla Rodrigues e o coordenador da Comissão do Terceiro Setor, José Ricardo, o CRCGO acompanhou de perto as discussões sobre o futuro econômico da região.

Durante o evento, Rubens Fileti, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), apresentou uma proposta para a criação de um mercado comum do Brasil Central. A ideia foi imediatamente apoiada pelo governador Ronaldo Caiado, que atualmente preside o Consórcio Brasil Central. A proposta prevê mais atribuições, autonomia e uma maior integração entre os estados que compõem o consórcio (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal) para o desenvolvimento de políticas econômicas conjuntas e uma maior convergência empresarial nos próximos cinco anos.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, também esteve presente e finalizou sua fala destacando ainda os avanços do Estado em diversas áreas como a segurança pública, a oferta de serviços digitais, os índices de educação e a regionalização da saúde. “Queremos ampliar essas conquistas para todo o bloco, como uma política pública que considere a qualidade de vida das pessoas”, finalizou.

A presença do CRCGO na Ficomex reflete o compromisso da entidade em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico e a integração regional. O presidente em exercício do CRCGO, Henrique Ricardo, destacou a importância de envolver os profissionais da contabilidade nesses debates, uma vez que o desenvolvimento econômico regional depende de políticas fiscais e contábeis bem estruturadas.

“O CRCGO apoia toda iniciativa que busca o crescimento integrado dos estados do Brasil Central. A contabilidade é fundamental para a construção de políticas econômicas sólidas e eficientes, que favoreçam tanto o setor público quanto o privado. Estamos aqui para contribuir com nosso conhecimento e experiência na construção desse novo cenário econômico para a região”, afirmou o presidente.

O evento também foi palco para a sugestão de criação de uma Bolsa de Valores de Commodities do Consórcio Brasil Central, uma ideia do governador Ronaldo Caiado que visa definir critérios de preços e comercialização de produtos agrícolas, pecuários e minerais, alinhando-se às práticas de bolsas internacionais. Segundo o governador, a união de potencialidades dos estados é essencial para que o consórcio atue como uma alternativa sólida para o desenvolvimento do país.

A participação do CRCGO na Ficomex demonstra o empenho da entidade em acompanhar e contribuir com iniciativas que busquem o desenvolvimento integrado da região. O Conselho continua à disposição para colaborar com as discussões e propostas que possam fortalecer o papel econômico do Brasil Central no cenário nacional e internacional.

Comunicação CRCGO, Vitor Carvalho, estagiário em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo, supervisionado por Kamilla Lemes.