Conselheiro do CRCGO palestra na Faculdade de Anicuns sobre Reforma Tributária, IBS e CBS

WhatsApp-Image-2024-05-28-at-21.27.42

Na última terça-feira (28), a Faculdade de Anicuns recebeu a visita do conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Fernando Witicovski, que palestrou no minicurso: Contabilidade Tributária, Inteligência Artificial (AI), Contabilidade Empresarial e outros, para os alunos de Ciências Contábeis sobre a Reforma Tributária. Entre os tópicos discutidos, a Emenda Constitucional (EC) 132/23 e o Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/24, com foco especial no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e na Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Participaram da mesa diretiva o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Cláudio Aparecido de Castro e o professor Mestre, Cristiano Soares Pinto.

Fernando Witicovski iniciou a palestra destacando os principais pontos da EC 132/23, que visa modernizar o sistema tributário brasileiro, simplificando e unificando os tributos sobre consumo para proporcionar maior eficiência e justiça fiscal. Ele explicou o Projeto de Lei Complementar PLP-68/24, que regulamenta a implementação das mudanças propostas pela EC 132/23, destacando a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), tributos que substituirão diversos impostos atuais, como ICMS, ISS, PIS e Cofins, com o objetivo de simplificar a estrutura tributária e reduzir a cumulatividade.

O ponto central da palestra foi a explicação detalhada sobre o IBS e a CBS. Fernando Witicovski elucidou que esses tributos são ‘não cumulativos’ e são cobrados em cada etapa da cadeia de produção e comercialização de bens e serviços. O diferencial do IBS e da CBS é que eles incidem apenas sobre o valor agregado em cada etapa, evitando a tributação em cascata, comum no sistema atual.

O conselheiro destacou os diversos benefícios da implementação do IBS e da CBS, como a redução da complexidade do sistema tributário, aumento da transparência e o potencial para estimular o crescimento econômico. Ele também mencionou os desafios de adaptação para empresas e a necessidade de um período de transição bem planejado para minimizar impactos negativos.

Os alunos de Ciências Contábeis da Faculdade de Anicuns participaram ativamente da palestra, fazendo perguntas e comentários que enriqueceram o debate. Fernando Witicovski respondeu às dúvidas sobre os efeitos práticos da reforma.

Comunicação CRCGO, Vitor Carvalho, estagiário em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo, supervisionado por Kamilla Lemes.