CRCGO colabora com Justiça Eleitoral em audiência pública na OAB-GO

WhatsApp-Image-2024-01-18-at-16.59.26

CRCGO colabora com Justiça Eleitoral em audiência pública na OAB-GO

Nesta quinta-feira (18), a convite da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), a presidente Sucena Hummel, acompanhada de outros conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), como o conselheiro Isaac Silva e o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Weberth Fernandes, participaram de uma audiência pública na OAB-GO. O evento teve como principal objetivo contribuir com a Justiça Eleitoral, com foco especial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), visando o aprimoramento das resoluções aplicáveis às Eleições de 2024. Os temas discutidos na audiência foram cruciais para o processo eleitoral, abrangendo uma gama de tópicos relevantes.

Durante a audiência, os participantes dedicaram atenção especial às questões relacionadas as pesquisas eleitorais, aprimorando os métodos de auditoria e fiscalização, discutindo possíveis melhorias nos sistemas eleitorais em vigor e avaliando os atos gerais que regem todo o processo eleitoral.

O segundo bloco de discussões concentrou-se em temas críticos, como o registro de candidaturas, buscando simplificar e aprimorar esse processo fundamental. O Fundo Especial de Financiamento de Candidaturas foi abordado, com propostas para maior transparência e eficiência, e a prestação de contas dos candidatos foi tema central, visando aprimorar os mecanismos de verificação e garantir a lisura do financiamento das campanhas.

A última parte da audiência focou em questões relacionadas à propaganda eleitoral, com discussões sobre regulamentações mais claras e eficazes. Foram abordadas as representações e reclamações, buscando meios mais céleres e eficientes para lidar com possíveis infrações. Os ilícitos eleitorais foram discutidos em detalhes, visando fortalecer as medidas de prevenção e punição.

A presença ativa do presidente Sucena e dos representantes do CRCGO nesse evento destaca o comprometimento da classe contábil com a integridade e eficiência do processo eleitoral. O diálogo construtivo estabelecido na audiência pública demonstra a importância da colaboração entre diferentes setores da sociedade na busca por eleições mais transparentes e justas.

Ao final da audiência, ficou evidente o consenso entre os participantes de que a parceria entre os profissionais da contabilidade e a Justiça Eleitoral é fundamental para aprimorar as práticas e garantir a legitimidade do processo democrático nas Eleições de 2024.

Comunicação CRCGO, Vitor Carvalho, estagiário em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo, supervisionado por Kamilla Lemes.