CRCGO e Superintendência Regional do Trabalho do Estado alinham parcerias e treinamentos sobre eSocial e SST

WhatsApp Image 2023-06-29 at 10.00.07

Em reunião com as representantes da Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTb), a presidente do CRCGO, Sucena Hummel recebeu nesta quarta-feira (28/06), as auditoras fiscais do trabalho, Jacqueline Carrijo e Joabete Xavier. Na oportunidade, elas dialogaram sobre uma parceria institucional, visando promover cursos, palestras e demais treinamentos sobre o eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho (SST).

O objetivo, segundo as representantes, é promover mais esclarecimentos e instruções aos profissionais da contabilidade e empresários do Estado sobre a atualização dos envios de SST dentro do eSocial. “Gostaríamos dessa integração, pois dialogando sobre o tema, conseguimos contribuir na melhora das políticas públicas”, salientou Jacqueline.

Já a presidente do Conselho reiterou o apoio na promoção da educação continuada, reforçando que junto à SRTb, há possibilidade de prestar apoio sobre o preenchimento na plataforma do eSocial, tendo em vista que desde o início de 2023 os processos trabalhistas começaram a ser reportados por meio do da plataforma, para consolidar ainda mais as informações sobre obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias. “Como o eSocial é preenchido em várias etapas, podem ocorrer algumas dúvidas e nós podemos contribuir com o setor produtivo no sentido orientativo e prevenido”, salientou Sucena.

O eSocial

O eSocial é um projeto do Governo Federal que tem objetivo coletar e unificar as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias através de um sistema digital. O não cumprimento dos envios de dados pode acarretar multa e penalidades. O valor varia de R$ 402,53 a R$ 181.284,63, dependendo da regra que foi descumprida, como por exemplo a falta de exame médico, que pode competir multa de até R$ 4.025,33, já a omissão nos dados sobre acidente do trabalho pode render encargos de até R$ 6.433,57.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes