Vice-presidente de Registro do CRCGO prestigia a Conta Azul Con 2023, a maior Conferência de Contabilidade e Tecnologia da América Latina
Vice-presidente de Registro do CRCGO prestigia a Conta Azul Con 2023, a maior Conferência de Contabilidade e Tecnologia da América Latina
O vice-presidente de Registro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Marcelo Cordeiro, foi até São Paulo para prestigiar a maior Conferência de Contabilidade e Tecnologia da América Latina, a Conta Azul Con 2023. O evento aconteceu entre os dias 13 à 15 de junho, e contou com palestras de pessoas influentes, workshops, painéis, momentos de networking, feira de eventos e happy hour de encerramento.
O objetivo é unir os contadores do Brasil, além de apresentar novidades no mercado e proporcionar dias de conteúdos exclusivos. Apesar de o público-alvo ser profissionais da contabilidade e empreendedores, a conferência é aberta para todas as pessoas com interesse em ampliar seus conhecimentos em assuntos relacionados aos negócios, tecnologia e mercado.
De acordo com Marcelo, as palestras foram muito necessárias para abrir os olhos dos profissionais presentes. “Essas palestras incentivaram os contadores a focar em ser importantes e úteis para suas equipes, a trabalharem em grupo com determinação e a deixarem um legado significativo, seja no ambiente corporativo ou na vida pessoal. A busca por conhecimento, novas habilidades e a capacidade de tomar decisões difíceis que fazem parte do nosso dia a dia foram enfatizadas como elementos essenciais para o sucesso”, afirma.
Perspectiva
No primeiro dia de evento, os palestrantes compartilharam suas perspectivas inspiradoras. A jornalista e escritora de “A Saga de Cafu”, Mariah Morais destacou a importância da originalidade, criando seu próprio personagem e revolucionando o modo de fazer serviços com perseverança, coragem, foco e determinação.
“Cafu ressaltou o comprometimento e a busca por se tornar o melhor em suas áreas de atuação. Ele incentivou os participantes a estarem preparados para as oportunidades e valorizem aqueles que estão ao seu lado, considerando-os as pessoas mais importantes de suas vidas”, afirma Marcelo.
Já a palestra da empresária Camila Farani abordou a necessidade de entender o comportamento de consumo dos clientes, estar atualizado com a tecnologia e detectar problemas. Ela ressaltou a importância de saber onde está a audiência, seja no ambiente digital ou nas redes sociais, e de adquirir conhecimento como um forte argumento para assumir responsabilidades.
Além disso, Marcelo ressalta que no geral os palestrantes enfatizaram a importância da superação de obstáculos e do medo de perder, que pode resultar na falta de vontade de ganhar. “Eles destacaram que um líder é aquele que forma novos líderes, ouvindo o outro lado e adaptando-se, e que não existe performance sem autoconhecimento”.
Insights
Durante o segundo dia de evento, os palestrantes compartilharam insights valiosos sobre o setor contábil. Clayton Oates, por exemplo, enfatizou a importância de explorar atividades, ter clareza sobre o papel da tecnologia e BPO financeiro, e conectar-se com clientes e parceiros, destacando a necessidade de investir em si mesmo. Além disso, ressaltou a importância de criar confiança, construir novos negócios e investir na equipe, enquanto Luiz Corrêa falou sobre o valor agregado ao oferecer além do que o cliente precisa, a necessidade de ressignificar a carreira e a importância de entender o modelo mental do cliente.
Já a palestrante Nilceia Marques, compartilhou experiências de contabilidade sem papel, utilizando tecnologia para fornecer informações gerenciais personalizadas aos clientes. “Nessa linha também, o Ítalo Eduardo enfatizou a importância de oferecer informações no tempo certo, padronizar processos, melhorar a satisfação do cliente e fornecer mais do que apenas informações financeiras”, diz Marcelo.
Pablo Rodrigues, por sua vez, destacou a transformação empreendedora e investiu na cultura da equipe, enquanto Marcelo Sconparin enfatizou a importância de assumir a responsabilidade pelo que é confiável. Edmilson Júnior ressaltou a necessidade de resolver problemas e dedicar tempo de qualidade ao cliente, enquanto Claudemir Oliveira falou sobre a arte de encantar clientes, citando o modelo Disney de atendimento como um diferencial.
Para o vice-presidente do CRCGO, as palestras “enfatizaram a importância de entender o cliente, investir em tecnologia, desenvolver a equipe, ressignificar a carreira e criar um diferencial no atendimento ao cliente. O tema do evento trouxe à tona a necessidade de adaptação, inovação e foco nas necessidades dos clientes para o sucesso no setor contábil”.
Papel fundamental do contador
No terceiro e último dia as palestras abordaram a temática de como o contador desempenha um papel fundamental para os empresários. A fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, ressaltou a importância de superar as expectativas dos clientes, encantando-os e surpreendendo-os com serviços de alta qualidade, enfatizando a liderança firme, delicada e flexível, destacando a importância de estudar e se comunicar de acordo com a atitude do cliente.
A gerente de contas, Fernanda Doria, abordou a importância do posicionamento digital para obter melhores resultados. Ela destacou ainda a pesquisa como um ponto de partida para o cliente em potencial e discutiu estratégias de marketing, como o uso do Google Ads e a criação de um site com informações relevantes e usabilidade simples.
Já a consultora e escritora Martha Gabriel enfatizou a importância da inovação em um mundo em constante mudança. Ela ressaltou a necessidade de entender as necessidades do cliente e agregar valor perceptível por meio de inovação competitiva. Martha também destacou a importância de afinar processos para aumentar o lucro.
O co-fundador da empresa Reserva e CEO da Ar&Co, Rony Meisler, abordou a importância de sonhar grande e se atentar às pequenas coisas do dia a dia. Ele enfatizou a importância de se preocupar com as pessoas, praticar os valores da empresa e criar benefícios emocionais. Rony destacou a importância de trabalhar os relacionamentos com os clientes e ter convicção na própria habilidade.
Segundo Marcelo, o último dia de palestras abriu os olhos dos contadores em relação à importância de superar as expectativas. “É importante posicionar-se digitalmente, inovar e criar um ambiente de trabalho centrado nas pessoas. O contador desempenha um papel fundamental em fornecer serviços de qualidade, agregar valor aos negócios e auxiliar os empresários a atingirem seus objetivos”, diz.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Maria Paula Borges