Reunião institucional entre CRCGO e Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Economia fortalece parceria para combater irregularidades

Na quarta-feira, 02 de outubro, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou uma reunião institucional com a Superintendência de Fiscalização Regionalizada da Secretaria de Economia do Estado de Goiás. O encontro, que ocorreu em um clima de colaboração, contou com a presença do presidente em exercício do CRCGO, Henrique Ricardo Batista, e da superintendente de Fiscalização Regionalizada, Gabriela Vitorino, além de outros membros da Secretaria, como o gerente de Inteligência Fiscal, Rafael Macedo, e o auditor João Pedro Apolinário Cardoso.

A solicitação da reunião foi motivada por denúncias recebidas pela Superintendência sobre o uso inadequado de máquinas de cartão de crédito. Relatou-se que pequenas empresas que operam essas máquinas, conhecidas como fintechs, estão oferecendo aos contribuintes a suposta facilidade de sonegação, alegando que a Secretaria de Economia não teria acesso aos dados de faturamento gerados por essas operações. Essa prática compromete a transparência das transações e favorece irregularidades fiscais.

O encontro teve como objetivo discutir estratégias de colaboração entre as instituições para fortalecer a fiscalização e o combate a irregularidades no setor contábil. Henrique Ricardo destacou a importância desse diálogo, afirmando: “Estamos totalmente abertos a apoiar no que for preciso e a fomentar essa parceria. O trabalho conjunto é fundamental para garantir a ética e a transparência nas atividades contábeis.”

Gabriela Vitorino, por sua vez, enfatizou a necessidade de uma atuação conjunta: “A superintendência busca a ajuda do CRCGO para divulgar e apoiar na fiscalização e denúncia de práticas irregulares. Essa colaboração é essencial para fortalecer nossa atuação e garantir um ambiente de negócios mais justo”, afirmou.

Um dos principais pontos discutidos foi a recente implementação do GT-60, que visa melhorar a fiscalização dessas “fintechs”, ou seja, as pequenas empresas que podem estar operando de forma irregular. Rafael Macedo explicou que “a fiscalização deve focar em identificar empresas que não cumprem suas obrigações, especialmente aquelas que não enviam a Declaração de Informações de Meios de Pagamentos (DIMP).”

Os participantes também abordaram o fato de que a Secretaria de Economia tem combatido cada vez mais as fraudes de forma incisiva. Rafael Macedo acrescentou: “Identificamos que há um grande número de contribuintes que não têm suas informações corretamente declaradas, o que também uma concorrência desleal entre os profissionais de contabilidade.”

João Pedro Apolinário Cardoso reforçou a importância de uma fiscalização eficaz: “Precisamos garantir que todos estejam cumprindo com suas obrigações fiscais. A prática de oferecer serviços contábeis a preços abaixo do mercado, sem a devida regularização, prejudica os profissionais que atuam de forma ética.”

A reunião também ressaltou o papel do CRCGO como um conselho de fiscalização, que atua em defesa da sociedade e não apenas dos contadores. O presidente do CRCGO afirmou: “Nosso objetivo é proteger a sociedade. Ao coibir práticas irregulares, garantimos um ambiente mais saudável para todos os profissionais e contribuintes.”

Por fim, a Superintendência e o CRCGO estabeleceram um compromisso mútuo de comunicação e troca de informações, com o objetivo de identificar e combater fraudes. “Esse trabalho conjunto é essencial para minimizar riscos e promover a conformidade fiscal. Precisamos agir de forma preventiva e educativa, garantindo que todos os profissionais e empresas conheçam suas obrigações”, concluiu Gabriela Vitorino.

O encontro foi um passo importante para fortalecer a parceria entre o CRCGO e a Superintendência de Fiscalização, visando um futuro mais ético e transparente no setor contábil goiano.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues