Protagonismo feminino frente a sociedade é pauta do primeiro café contábil com elas, por elas e para elas

WhatsApp Image 2023-06-22 at 13.32.35 (2)

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), com o apoio da Comissão da Mulher Contabilista, promoveu, nesta quinta-feira (22/06), o primeiro “Café Contábil com Elas, por Elas e para Elas”. Na ocasião, o protagonismo feminino tanto no ambiente de negócios quanto na sociedade como um todo norteou os diálogos durante os diálogos com os convidados. O evento contou com a presença das conselheiras do CRCGO, secretárias da administração pública, de empresárias contábeis e representantes de entidades e instituições parcerias.

Durante a abertura, a presidente do regional, Sucena Hummel, e a diretora de Planejamento e Transparência e subcoordenadora da Comissão da Mulher, Clenice Cesário Caixeta, agradeceram a presença de todas as participantes. Além disso, ela contou um pouco sobre sua trajetória como mulher na contabilidade, que ainda é uma profissão majoritariamente masculina.

Mulheres em frentes políticas

Em uma mesa redonda, a secretária da Secretaria Municipal de Assistência, Maria Yvelônia, falou sobre a carreira política e a participação da mulher nas organizações. Na fala, a secretária citou diversos serviços que independem de gênero sexual para serem cumpridas, como conduzir alguém para uma atividade e governar uma pasta.

“As coisas estão facilitadas, mas ainda é muito difícil ser candidata mulher. Alguns olhavam apenas para os homens na conversa. O que mais doeu não foi ver homens se voltando contra mim, foi ver mulheres se reunindo com homens para pensar em estratégias de derrubar o meu nome, e pelo contrário, temos que nos unir, ser parcerias”.

Participação feminina no setor empresarial

O membro da Comissão de Sustentabilidade do CRCGO, Marcelo Aquino, ressaltou que certos temas estão mais avançados e que a meta de sua empresa é trazer mais mulheres para a sociedade. Na instituição, foi criado o Comitê da Mulher, um processo de mentoria para identificar por que as mulheres não chegavam na sociedade.

“Foi necessário identificar onde estava o problema. Então, a mulher tinha um filho e um mês depois a colocávamos para viajar e não tinha como ela continuar na empresa. Por isso, foram tomados muitos cuidados e colocamos metas para colocar um número de mulheres na sociedade”, afirma.

Protagonismo e Empreendedorismo Feminino

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Jaraguá, Patrícia Machado, abordou a temática “Protagonismo e Empreendedorismo Feminino”. A palestrante destacou que mais importante do que querer ter algo é o querer ser. “Uma mulher na sociedade precisa se esforçar três vezes mais para assumir um espaço de liderança. Tudo tem um preço, mas se é o que queremos, vamos pagar o preço”.

Segundo ela, primeiro precisamos analisar nossa mentalidade, ter ciência do que está pensando e como isso ajudará a atingir os objetivos. Outro ponto fundamental é ter disciplina que, segundo ela, é se fazer presente e ter uma rotina de atividades. Além disso, ela destaca as finanças, que também fazem parte da vida de cada um, sendo necessária uma organização financeira. A gestão também é bastante importante, uma vez que são responsáveis pelas estratégias de negócios para melhores resultados.

Participaram as conselheiras, Priscilla Veríssimo Bandiera; Ana Rosa Bueno; Valdinéia Ferreira Martins; Silvanete Barbara de Oliveira Melo; Helenice Evangelista; Ivone Vieira Pereira; Denise Barros e Helenice Maria Ramos Domingues. As delegadas regionais: Walquiria Ribeiro Soares (Anápolis); Luzinete Ferreira da Rocha Campos (Uruaçu); Lucia Aparecida Figueira Costa (Mineiros); Suzileide Ferreira Araújo (São Simão); e Floraci Portilho (Piranhas) também participaram do evento. A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio de Sá, Crsitina Santos também prestigiou o café. A membra da comissão da Área Pública do CRCGO, Cristina Alvez, a secretária da Comissão da Mulher Contabilista, Maria Perpétua prestigiaram o evento.

O presidente do Sescon-Goiás, Edson Cândido Pinto; presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás (Facieg), Marcio Luís; a vereadora Sabrina Garcez; vereadora Katia Maria; a presidente da Associação dos Funcionários do Fisco do Estado de Goiás (AFFEGO), Dalvina Alves Cardoso; secretário de Finanças do Município de Santa Bárbara, Nivaldo Faria, representando a deputada federal Flávia Morais marcaram presença. A responsável pelo Empreendedorismo no Sebrae, Patrícia Santiago e a analista, Gleice Melo também estiveram presentes no Café Contábil.

Patrocinadores

Para a realização do Café Contábil por Elas e para Elas, o CRCGO contou com o apoio e patrocínio da Alterdata SoftWare; Tron Informática, Sescon-Goiás, FacInpro; Ibcappa; Evolua Consultoria; MLS Contabilidade Consutiva; Prado Carvalho Contabilidade; EBpós; NetSped; Ipog; Bssp; Thonson reuters; Faculdade de Jussara. As empresas de estética, Erika Mendes Clinic & Academy e Rayanne Yorranna também patrocinaram o evento, que contou com diversos sorteios no encerramento.

Acesse as fotos, clique no link https://drive.google.com/drive/folders/1akH4xqE1M1ff2yUV0A4wchng6wIQT_PK

Reprodução desse material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Maria Paula Borges e Kamilla Lemes