Blog

Presidente valoriza contadores durante lançamento do Balanço Cidadão da Secretaria de Economia do Estado

WhatsApp Image 2023-07-04 at 10.55.02
Destaques / Noticias

Presidente valoriza contadores durante lançamento do Balanço Cidadão da Secretaria de Economia do Estado

Em uma ação inédita da Secretaria de Estado da Economia, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel acompanhou o lançamento do primeiro Balanço Cidadão da pasta. Na oportunidade, foram apresentados os recursos recebidos e aplicados pelo Estado no ano de 2022, além das principais realizações, em linguagem simples, clara e transparente, contribuindo para a compreensão e controle social exercido pelos goianos.

A secretária de Economia, Selene Peres Peres Nunes, abriu o evento destacando que o objetivo da iniciativa é ter uma gestão com transparência mais ativa, tornando a publicação permanente. “A ideia é disponibilizar toda a informação sobre arrecadação, execução orçamentária e financeira do Estado. O material pretende uma aproximação com o cidadão, mostrando de forma clara e simplificada onde os recursos provenientes de tributos foram aplicados”, disse.

O documento contém as principais entregas e realizações do Governo em 2022, mostrando como a atual gestão vem trabalhando no sentido do aprimoramento da qualidade do gasto público e cumprimento dos compromissos assumidos com a população goiana. As informações demonstradas constam no Balanço Geral do Estado e nos Relatórios da Controladoria Geral do Estado que já foram encaminhadas ao Tribunal de Contas do Estado na Prestação de Contas anual do Governador, referentes ao ano de 2022.

Durante pronunciamento, a presidente reforçou sobre a participação dos profissionais da contabilidade nas ações de prestação de contas e a didática facilitada para a sociedade. “Parabéns à Secretaria, pois o Estado de Goiás tem essa vantagem de demonstrar a aplicação de suas receitas para a população. Esses dados técnicos e os impostos passaram pelas mãos do contador, e agora, a prestação de contas também por estes profissionais – o nosso Contador-Geral de Contabilidade, Ricardo Rezende e toda a sua equipe. E tudo isso de forma simplificada e humanizada para que todos possam tomar conhecimento de onde serão aplicados os valores em recursos públicos que beneficiem a população”, salientou Hummel.

Já o superintendente contábil da pasta e um dos produtores do Balanço Cidadão, Ricardo Rezende pontuou que a iniciativa é um sonho realizado. “O estado de Goiás sempre buscou entregar as suas informações, mas sentíamos falta de entregar algo para a população, com linguagem simples e fácil, que atenda a todos. Nós da contabilidade em parceria com a Controladoria, trabalhamos juntos neste projeto que foi entregue ao Tribunal de Contas do Estado e tivemos uma aprovação sem ressalvas. O Balanço está aprovado pelo em sua plenitude e a população tem em mãos transparência e informações fidedignas”, celebrou o contador.

Durante o lançamento, o evento contou com a presença de representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO), da Defensoria Pública (DPE-GO) e das secretarias de Desenvolvimento Social e de Segurança Pública.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes

plugins premium WordPress
Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?