Presidente do CRCGO prestigia premiação do Tesouro Nacional que reconheceu Goiás e Senador Canedo como referências nacionais
Presidente do CRCGO prestigia premiação do Tesouro Nacional que reconheceu Goiás e Senador Canedo como referências nacionais
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, esteve em Brasília nesta segunda-feira (15/09) para participar da cerimônia do III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, promovido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O evento foi realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) e reuniu representantes de estados e municípios de todo o país.
Na ocasião, Goiás foi reconhecido como o estado mais transparente do Brasil, alcançando, pelo terceiro ano consecutivo, 100% de aproveitamento no ranking nacional. Para a presidente Sucena, a conquista reforça a força e a seriedade do trabalho realizado pelos profissionais da contabilidade pública.
“Essa premiação é um marco para Goiás e um orgulho para todos nós. É a prova de que o trabalho técnico dos contadores, aliado ao compromisso com a transparência, pode transformar a gestão pública. O CRCGO celebra esse reconhecimento e reforça sua missão de valorizar cada vez mais a atuação da nossa categoria”, destacou a presidente.
O contador-geral da Secretaria de Estado da Economia, Ricardo Borges de Rezende, atribuiu o resultado à soma de esforços que envolveu capacitação, processos e tecnologia. “Essa conquista é fruto de muita dedicação e trabalho, onde consideramos sempre quatro pilares: profissionais capacitados, processos aprimorados, sistemas modernizados e apoio institucional. Goiás saiu da 19ª posição em 2019 e hoje alcança o primeiro lugar, com 100% de verificações. Isso demonstra a força da rede contábil do Estado, que atua de forma contínua e sustentável”, afirmou.
Além do destaque estadual, o município de Senador Canedo também foi premiado, conquistando o primeiro lugar nas categorias Maior Evolução Nacional e Maior Evolução Regional. O reconhecimento coloca a cidade entre as referências em gestão fiscal e transparência no país.
O contador da Prefeitura de Senador Canedo, Márcio Costa, enfatizou o esforço coletivo que garantiu os resultados. “A avaliação leva em conta várias dimensões, como prazo de entrega, consistência dos dados e ausência de retificações. O grande desafio é fazer toda a conferência e conciliação dentro dos prazos, evitando correções posteriores. Esse prêmio mostra que o trabalho em equipe e o comprometimento de todos os envolvidos na execução orçamentária são fundamentais para alcançar esse nível de excelência”, destacou.
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Dantas, foi um dos convidados para a cerimônia oficial. Segundo Dantas o prêmio é muito mais do que o Oscar da contabilidade pública, é o momento de celebrar boas práticas que elevam a credibilidade das contas públicas. “É o reforço da cultura da transparência e da responsabilidade fiscal em todos os níveis da Federação, um sinal claro de que a informação contábil é pilar da cidadania e da democracia” concluiu o presidente do CFC, durante a premiação.
Durante a cerimônia, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, ressaltou a importância do prêmio como instrumento de incentivo às boas práticas de gestão pública. “A qualidade da informação contábil e fiscal é a base para uma gestão transparente, responsável e que gera confiança da sociedade. Reconhecer estados e municípios que se destacam nesse processo é valorizar o trabalho de milhares de profissionais da contabilidade, que diariamente garantem a consistência e a credibilidade das informações públicas”, afirmou Ceron.
O evento foi transmitido ao vivo, acesse e acompanhe
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes