Presidente do CRCGO participa de reunião do Sindibares para discutir propostas de regularização do setor
Presidente do CRCGO participa de reunião do Sindibares para discutir propostas de regularização do setor
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, participou, nesta segunda-feira, 14, de uma reunião promovida pelo Sindicato dos Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindibares). O objetivo foi discutir propostas para a criação e alteração de leis que facilitem a regularização de bares e restaurantes na capital.
O encontro contou com a presença de representantes da Câmara Municipal de Goiânia, empresários, contadores, advogados e consultores. A pauta principal foi a formação de uma comissão de sugestões, composta por empresários e membros da Câmara, com o intuito de elaborar propostas concretas para desburocratizar processos como licenciamento, emissão de alvarás de funcionamento, regulamentação de mesas em calçadas, parklets, normas sanitárias e demais exigências legais que impactam o setor.
Ao final da reunião, ficou definido que todas as sugestões levantadas serão formalizadas em um documento, a ser apresentado à bancada de vereadores, à Prefeitura de Goiânia e à Secretaria Municipal de Eficiência. O objetivo é realizar estudos técnicos para as adequações necessárias, com apoio do CRCGO, dos parlamentares, do Sindibares e da Abrasel.
Durante a reunião, a presidente do CRCGO destacou o papel essencial dos profissionais da contabilidade nesse processo: “O problema do empresário não é o contador que tem que resolver. O contador é o agente que opera. Muitas vezes, o empresário acredita que basta abrir uma empresa, mas se esquece de que é necessário obter todas as licenças exigidas”, pontuou a presidente do CRCGO, ressaltando: “É um tema de extrema importância para a nossa classe, pois os contadores lidam diretamente com as especificidades legais e fiscais do setor de alimentação fora do lar. Vamos continuar lutando juntos e dialogando com o poder público também em busca de soluções”, afirmou Sucena Hummel.
A Câmara Municipal esteve representada pelos vereadores Lucas Kitão e William Veloso, que reforçaram o compromisso do Legislativo com o setor. Kitão sugeriu a criação de uma cartilha informativa para orientar os empresários e defendeu a união entre Sindibares e Prefeitura para resolver as pendências: “A Prefeitura quer resolver. Estamos dispostos a ouvir e encontrar soluções. Ninguém quer prejudicar o setor. Está na hora de resolver isso”, destacou o parlamentar.
A reunião desta semana deu sequência ao seminário promovido pelo Sindibares na última terça-feira (08), na sede da Fecomércio. Na ocasião, especialistas e autoridades municipais se reuniram para orientar empresários e contadores sobre as exigências legais do setor de alimentação e entretenimento.
O presidente do Sindibares, Newton Pereira, ressaltou a importância da parceria com o CRCGO e o papel estratégico da contabilidade: “Contar com o apoio dos contadores é essencial. São eles que orientam os empresários e ajudam a manter os estabelecimentos regulares”, afirmou, destacando que: “É uma grande oportunidade poder reunir todos os atores envolvidos para debater e buscar soluções para o setor. Vamos juntos buscar as melhorias necessárias e, assim, alavancar a economia do Estado”, concluiu.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues