Presidente do CRCGO participa da entrega de relatório do Sebrae-Goiás sobre simplificação e desburocratização de empresas em Goiânia
Presidente do CRCGO participa da entrega de relatório do Sebrae-Goiás sobre simplificação e desburocratização de empresas em Goiânia
A pauta da simplificação e modernização dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas é de especial atenção para o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), uma vez que os serviços prestados pela classe contábil estão diretamente ligados ao dinamismo da economia e à geração de negócios. Nesse contexto, a presidente do CRCGO, Sucena Hummel, participou nesta terça-feira (19/08) da solenidade de entrega do relatório técnico elaborado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Goiás), que propõe medidas de desburocratização e melhoria dos fluxos de formalização empresarial em Goiânia.
O documento foi oficialmente entregue ao prefeito Sandro Mabel e ao secretário municipal de Eficiência, Fernando Peternella, durante evento realizado na sede do Sebrae, na capital. O estudo, conduzido entre os meses de maio e junho de 2025, contou com a participação de representantes do poder público, especialistas técnicos e entidades parceiras. O trabalho envolveu diagnóstico, mapeamento e proposição de melhorias nos fluxos administrativos relacionados à formalização empresarial.
Entre os principais pontos levantados no relatório, estão a necessidade de maior integração entre os órgãos públicos municipais, a fim de reduzir etapas repetitivas e agilizar a tramitação dos processos, bem como o aprimoramento das ferramentas digitais já disponíveis, garantindo mais usabilidade e acessibilidade para empreendedores e profissionais da contabilidade.
Para a presidente do CRCGO, a iniciativa representa um passo estratégico para fortalecer o papel da contabilidade no desenvolvimento econômico regional. “O contador é um elo fundamental entre os empreendedores e o poder público. Participar da construção de soluções que tragam mais eficiência e menos burocracia significa contribuir diretamente para um ambiente de negócios mais justo e competitivo em Goiânia. Esse relatório é um avanço importante para todos nós”, destacou Sucena Hummel.
O documento também enfatiza a importância da padronização de procedimentos e fluxos internos, de forma a diminuir a assimetria de informações e eliminar gargalos burocráticos, além da criação de indicadores de eficiência que possibilitem o monitoramento contínuo da qualidade dos serviços prestados à população. Outro aspecto relevante apontado é o fomento à cultura da simplificação administrativa, priorizando um ambiente de negócios mais favorável e o desenvolvimento sustentável da cidade.
Na apresentação do relatório, o superintendente do Sebrae-Goiás, Antônio Carlos Lima Neto destacou que o material apresentado reforça a importância da parceria entre setor público e iniciativa privada para fortalecer o empreendedorismo em Goiás. “O relatório mostra claramente os avanços que a tecnologia traz na simplificação de processos e na redução de burocracia. Para nós, do Sebrae, é gratificante ver que cada vez mais empreendedores têm à disposição ferramentas que agilizam a abertura e a gestão de suas empresas, permitindo que foquem no crescimento e na geração de empregos. Acreditamos que iniciativas como esta são fundamentais para criar um ambiente de negócios mais eficiente e inclusivo em todo o estado.”, afirmou.
Durante a entrega, Mabel destacou a necessidade de transformar a Prefeitura em uma estrutura mais moderna e eficiente. “Nós precisamos modernizar a Prefeitura, acabar com excesso de processos e os atrasos. O empresário quer montar um negócio, mas não consegue as licenças e acaba quebrando, isso é muito triste. Por isso, a simplificação é fundamental. A parceria com o Sebrae é muito importante nesse processo. Esse trabalho conjunto é para melhorar a vida do empreendedor e criar condições de sucesso para quem gera emprego e renda em Goiânia”, disse.
Além dos gestores públicos, estiveram presentes pelo Sebrae-Goiás, o diretor administrativo, João Carlos Gouveia, acompanhados de parte da equipe técnica da entidade, entre eles, o Analista Técnico (Políticas Públicas), Allan Máximo, que detalhou o Relatório para o público presente. O presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Euclides Siqueira; além de outras autoridades do setor público e representantes de diversas entidades também marcaram presença no evento.
Tecnologia é aliada na simplificação
A presidente do CRCGO destacou que a tecnologia desempenha um papel essencial na melhoria dos processos de formalização empresarial. Segundo ela, para quem deseja empreender e abrir seu CNPJ, emitir notas fiscais e começar a gerar receita, poder contar com dispositivos tecnológicos responsivos e em pleno funcionamento faz toda a diferença no funcionalismo da economia local.
“Quando conseguimos simplificar e digitalizar etapas, o empreendedor ganha em agilidade, economia e eficiência. Ao optar pelo regime tributário, por exemplo, o sistema realiza automaticamente a integração com a Prefeitura de Goiânia, enquadrando a empresa no Simples Nacional e reduzindo custos, inclusive de deslocamento. É importante ressaltar que nosso trabalho não se limita a Goiânia: estamos criando um modelo que permitirá a qualquer empreendedor, em qualquer parte do Brasil, abrir sua empresa na capital sem dificuldades”, afirmou.
Acesse o Relatório aqui.
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Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes