Presidente do CRCGO participa da Caravana do Terceiro Setor e reforça importância da destinação do IRPF
Presidente do CRCGO participa da Caravana do Terceiro Setor e reforça importância da destinação do IRPF
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, participou da Caravana do Terceiro Setor, realizada na sexta-feira (24), no HUB Goiás, em Goiânia. O evento, que teve como tema geral o fortalecimento institucional e captação de recursos, reuniu representantes de entidades do terceiro setor de todo o Estado.
Em sua fala, Sucena Hummel destacou a importância da destinação do Imposto de Renda para as entidades do terceiro setor. “É uma forma de contribuir com projetos sociais que transformam a vida de pessoas carentes, e o CRCGO tem trabalhado ativamente para que cada vez mais essa informação chegue a sociedade”, afirmou.
Sobre a destinação do Imposto de Renda
Pessoas físicas podem destinar até 6% do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) a projetos sociais. O valor pode ser dividido entre os Fundos da Infância e da Adolescência (FIA) e do Fundo do Idoso (FI). A destinação do Imposto de Renda é feita diretamente pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), sem ônus para o contribuinte. As entidades que recebem as doações são auditadas pelo Ministério Público.
Em 2023, Goiás foi o terceiro Estado que mais mobilizou contribuintes a ajudar projetos com foco assistencialista por meio das destinações do IRPF. O Estado arrecadou neste ano mais de R$ 15,14 milhões para os Fundos de Direito.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Vitor Carvalho, estagiário em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo, supervisionado por Thaillyne Rodrigues.