Blog

Presidente do CRCGO media painel e lança obra coletiva que exalta a força da mulher contadora, durante XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, em Manaus

IMG_7290
Destaques / Noticias

Presidente do CRCGO media painel e lança obra coletiva que exalta a força da mulher contadora, durante XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista, em Manaus

A comitiva goiana de contadoras e contadores, prestigiou entre os dias 20 e 22 de setembro, o XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), que ocorreu no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus/AM, e idealizado pelo CFC, realizado pela FBC, com apoio da Abracicon e do CRCAM. Com o lema “A Nossa Trajetória é o Nosso Sucesso”, mais de 2 mil profissionais da contabilidade de todo o país participaram deste evento que é um dos maiores da contabilidade no Brasil. Enaltecendo a história local e a cultura, foram três dias com debates sobre os tópicos mais relevantes da contabilidade.

Durante a solenidade de abertura, o grupo Gaponga, apresentou um um recital poético e musical, através dos Bioinstrumentos Amazônicos, promovendo uma imersão cultural e mostrando toda a alegria e sonoridade dos sons da floresta. A noite também contou com a apresentação de 11 mulheres do Sistema CFC/CRCs representando o fogo, o ar, a água e a terra, além da trajetória de sucesso das mulheres na Contabilidade brasileira. Ao lado de um pajé e de uma indígena, o grupo reverenciou os elementos da natureza, tão necessários e importantes para a Amazônia.

Para dar início a rodada de palestras, a coordenadora nacional do Sebrae Delas, Renata Malheiros, a líder da Rede de Empreendedorismo e do Grupo Mulheres do Brasil, de Recife, Roseana Faneco e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco (CRCPE), Dorgivânia Arraes, com a mediação da presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Roraima (CRCRR), Itajay Mariada, bateram um papo sobre “Empreendedorismo Feminino”, no palco 1. Simultaneamente, no palco 2, os participantes do XIII ENMC puderam acompanhar um amplo debate sobre “Hub de Bioeconomia Amazônica – perspectivas e impactos”, com a participação de Mariana Carvalho, que é advogada especialista em Direito Tributário, e Fabiane Tessari, advogada com experiências em projetos de infraestruturas e direito ambiental. A mediação foi realizada pelo vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Manoel Carlos de Oliveira Júnior.

Outro painel apresentado durante o segundo dia do XII ENMC teve como tema: “Ambição 2030 – Movimento Elas Lideram”. O espaço foi liderado por: Viviane Moura, Larissa Junckes e Luciana Lott e teve moderação da conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Mônica Foerster. O trio foi responsável pelo debate acerca do protagonismo feminino nas empresas. O movimento faz parte da parceria entre o Pacto Global da ONU Brasil + ONU Mulheres. Para finalizar o primeiro turno de palestras, os participantes foram agraciados com o painel “Pink Tax – O custo de ser mulher”. O tema foi apresentado pela advogada, mestre em direito, fundadora e mentora do WLM – Women in Law Mentoring Brazil e Head of Tax na Yara Brazil, Ana Paula Yurgel; pela procuradora da Fazenda Nacional, co-idealizadora e co-fundadora do Tributos a Elas, mestre em Direito e Políticas Públicas, Lana Borges Câmara; e pela procuradora da Fazenda Nacional, primeira mulher eleita presidente do CA do BB, integrante do comitê de riscos e capital do BB, integrante do comitê de auditoria da Tupy S/ A e integrante do comitê de integridade do pacto global da ONU Brasil, Iêda Cagni. O painel contou com a mediação da conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Ana Luiza Pereira Lima.

Na parte vespertina, o painel 1 debateu o tema: “Inteligência Artificial: neurociência, ética e gestão empresarial”. As palestrantes Dora Kaufman e Caroline Baldasso falaram sobre a Inteligência Artificial na atualidade. O painel teve moderação de Guilherme Sturm. Enquanto isso, durante o outro painel, o psicólogo Rossandro Klinjey explicou os segredos para chegar bem e com saúde à longevidade, junto com o presidente do Conselho de Administração do Instituto de Auditoria Independente (Ibracon), Francisco Sant’Anna.

RBC edição especial Tributação e Contabilidade é lançada durante XIII ENMC

O presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior, lançou na tarde de quinta (21) a edição especial da Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), Tributação e Contabilidade. Ao falar sobre a edição, Aécio Dantas afirmou que a escolha do tema foi muito feliz e apropriada, especialmente em função de um assunto que é pauta na mídia, que é a reforma tributária. “Esta edição especial conseguiu reunir pesquisas de alta qualidade sobre um assunto que é recorrente em nossos meios de comunicação”, afirmou. Além disso, o presidente do CFC informou que os profissionais da contabilidade são autoridades legítimas para falar sobre esse assunto.

O coordenador da edição especial, Emanoel Lima, disse que “tributação e contabilidade” são temáticas que fazem parte do cotidiano dos profissionais A proposta da RBC, ao apresentar esse tema, é possibilitar que a classe contábil tenha elementos suficientes para participar desse grande debate, a exemplo da reforma tributária que aí está se desenhando e da educação fiscal.”

Dando sequência no ENMC, para iniciar as palestras do último dia de Encontro, o tema foi: “Equidade e Diversidade como pilares da Sustentabilidade ESG”. A conselheira emérita do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, Jandaraci Araujo, e a vice-presidente Técnica do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Ana Tércia Lopes Rodrigues, falaram sobre a temática e sobre a importância de adotar esses componentes no ambiente de trabalho.

Já no outro palco, foi discutido sobre “As novas diretrizes curriculares do curso de Ciências Contábeis e os desafios desta implementação”. Moderado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Donizete Valentina, o painel contou com as presenças da presidente da Abracicon e do CILEA e coordenadora da Comissão de Educação Contábil, Maria Clara Bugarim; do presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Alysson Massote; do diretor-presidente e fundador da FUCAPE, Valcemiro Costa; da presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Schvabe; e da assessora educacional do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Zilamar Costa.

O próximo painel trouxe à luz, o tema “A Implantação das Normas de Divulgação de Sustentabilidade no Brasil e o Papel do CBPS”, guiado pelo ex-presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Breda, e pela PHD em Direito, Tatiana Cymbalista, com moderação da conselheira do CFC, Sônia Maria da Silva Gomes.

Com a temática: “Detecção e denúncias de suborno estrangeiro por parte de agências governamentais”, o debate contou com a participação de três mulheres referência no tema, a coordenadora-geral de Investigação e Suborno Transnacional da CGU, Michele Costa Andrade; a chefe da assessoria especial para Assuntos Internacionais da CGU, Elizabeth Cristina Marques Cosmo; e a Coordenadora Nacional do Comitê Anticorrupção e Compliance da Rede Governança do Brasil (RGB) e coordenadora Regional do Compliance Woman Committe, Danila Duarte. A mediação foi realizada pela conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Lucilene Florêncio Viana.

E foi por meio do painel “O futuro da Contabilidade”, que o contador e controlador-geral da Universidade de São Paulo (USP), Edgard Cornacchione, e a doutora em Direito Econômico pela USP, Virginia Mesquita, falaram sobre o que esperar da profissão contábil nos próximos anos, reforçando a importância de sedimentar o caminho no presente para colher adiante.

Lançamento do livro “Contabilidade em múltiplos olhares, elas em movimento”

Ainda no ENMC, durante o painel ‘Mulheres na Contabilidade’, as contadoras lançaram o livro “Contabilidade em múltiplos olhares, elas em movimento” e fizeram a apresentação dele. O livro é uma obra coletiva, escrita por mulheres talentosas e visionárias de todos os estados do Brasil. Com perspectiva única, elas apresentam no livro uma visão abrangente da contabilidade sob diferentes olhares e tem como objetivo discutir a participação da mulher na Contabilidade. A partir do olhar de mulheres de diferentes gerações, culturas e realidades regionais, o projeto discute, também, a presença e importância da mulher na contabilidade.

Feita por dois grandes profissionais da Receita Federal do Brasil (RFB), assim pode ser definido o painel “As inovações no relacionamento da Receita Federal com os contribuintes”. O painel contou com a participação do subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da RFB, Mário Dehon Santiago, e do auditor-fiscal da RFB Felipe Moraes. O painel foi moderado pela conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Angela Dantas. Ambos falaram sobre as estratégias da RFB para se aproximar da sociedade.

Outro painel apresentado no ENMC, foi o “Compliance de Gênero”, que trouxe duas mulheres que batalham por isso. A sócia de auditoria e líder de IFRS para seguros nas Américas, Danielle Torres, e a advogada especialista em compliance de gênero em ambientes regulados, Mariana Covre e teve a mediação da presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG), Suely Maria Marques de Oliveira.

Com mediação da presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, a palestra “Inclusão Digital na Amazônia – Economia Circular e Negócios de Impacto socioambiental” refletiu sobre várias questões ambientais e sociais. Quem foi responsável por explanar sobre o assunto foi o fundador do programa Descarte Correto, Alessandro Dinelli, e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU I), Claudemir Andrade. “É uma honra apresentar este tema tão importante para a sociedade”, disse Sucena.

Para encerrar a programação do XIII Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), os participantes acompanharam palestra sobre “Liderança Consciente”, apresentada por Paula Harraca, que é executiva, palestrante, autora best-seller e referência em ESG. Líder premiada, soma 25 anos de experiência no desenvolvimento do potencial humano e na construção de negócios capazes de alinhar lucro e propósito.

E, a próxima edição do Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), que será em 2025, já tem local para ocorrer. Anunciado durante o encerramento da edição de Manaus, o destino escolhido foi o Rio Grande do Norte.

Confira as fotos do ENMC aqui ou no Flickr

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?