Prefeitura de Goiânia lança novo servidor e garante mais eficiência aos serviços utilizados pela classe contábil: nota fiscal eletrônica e guias terão celeridade nas emissões mensais
Prefeitura de Goiânia lança novo servidor e garante mais eficiência aos serviços utilizados pela classe contábil: nota fiscal eletrônica e guias terão celeridade nas emissões mensais
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel acompanhou nesta tarde (23/07), no Paço Municipal, ao lado do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel e do secretário de Inovação e Transformação Digital (SIT), Fábio Christino, a entrega do novo servidor mais tecnológico da administração municipal, um investimento de R$ 3,4 milhões em novos equipamentos já em funcionalidade, que trazem mais estabilidade, velocidade e eficiência para os serviços essenciais do setor público. A nova infraestrutura proporciona não apenas eficiência interna, mas um ambiente estável e confiável para empresas, contadores e cidadãos.
O prefeito de Goiânia destacou, durante o lançamento do novo sistema de servidores da Prefeitura, a importância do investimento na modernização da infraestrutura digital para melhorar os serviços prestados à população e ao setor produtivo. “Com esse novo servidor, que possui quatro vezes mais capacidade de processamento, conseguimos otimizar rotinas que antes levavam até 48 horas e que agora são concluídas em menos de uma hora. Um exemplo claro é a emissão de nota fiscal, que hoje pode ser processada em até dois segundos. Isso representa um avanço significativo na agilidade e na eficiência dos serviços públicos”, explicou o prefeito.
O sistema já está em funcionamento e opera com aproximadamente 90% da sua capacidade. Atualmente, ele abrange cerca de 40% dos serviços oferecidos pela administração municipal. A meta, segundo Mabel, é digitalizar 100% dos serviços da Prefeitura nos próximos anos. “Temos uma jornada longa de transformação digital pela frente, mas estamos determinados a entregar uma prefeitura moderna, eficiente e centrada no cidadão”, afirmou.
Durante coletiva de imprensa, a presidente do CRCGO destacou a importância dos investimentos realizados pela Prefeitura de Goiânia na área de tecnologia, especialmente no que se refere à modernização dos sistemas de emissão fiscal. Segundo a representante da classe contábil, a iniciativa impacta positivamente não apenas os profissionais da contabilidade, mas todo o setor produtivo. “O prefeito cumpre a promessa de investir em tecnologia, o que facilita o ambiente empresarial. Isso possibilita, não só aos profissionais de Goiânia, mas também aos de todo o Brasil – que têm empresas aqui – maior agilidade na emissão de notas fiscais, guias e no cumprimento das obrigações acessórias”, afirmou.
Sucena também comparou o cenário atual com o contexto anterior à modernização do sistema. “Antes, entre os dias 30 e 10 do mês seguinte, haviam grandes dificuldades para acessar o site da Prefeitura, o que comprometia o fechamento das obrigações mensais como as Declaração Mensal de Serviços (DMS) e a geração das guias. Muitos profissionais da contabilidade sempre precisavam trabalhar fora do horário comercial por conta disso”, relatou, Sucena.
Sistema operante
O secretário municipal de Inovação e Transformação Digital (SIT), Fábio Christino, destacou o avanço tecnológico promovido pela Prefeitura de Goiânia com a aquisição de um novo servidor de alta performance. “A Prefeitura investiu quase R$ 4 milhões em um novo servidor com capacidade quatro vezes maior que o anterior. Com isso, serviços como a emissão de notas fiscais passaram a ser processados em segundos, reduzindo procedimentos que antes levavam até 48 horas para menos de uma hora. Essa mudança trará melhorias significativas na vida dos cidadãos”, afirmou.
Segundo o secretário, o novo sistema já está em funcionamento e atualmente abrange 40% dos serviços prestados pela administração municipal. “Nosso objetivo é alcançar 100% da digitalização dos serviços, promovendo mais agilidade, transparência e eficiência na gestão pública”, completou.
Conforme enaltecido pela presidente do CRCGO, a mudança representa um avanço significativo na desburocratização do ambiente de negócios e contribui para o desenvolvimento econômico da capital. “Essa melhoria vai facilitar bastante e colocar Goiânia nos trilhos do desenvolvimento”, concluiu Sucena Hummel.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes