Pela segunda vez consecutiva, Goiás conquista o primeiro lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

WhatsApp-Image-2024-06-17-at-13.46.10-1

Pelo segundo ano consecutivo, Goiás conquista o primeiro lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal dos Estados no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), alcançando nota A e um total de 99,81% pontuação. O prêmio foi entregue na segunda-feira (17/6), durante cerimônia realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília. Dois municípios goianos também foram premiados, sendo eles, Aparecida de Goiânia, cujo contador geral é o conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Marcio Costa e Colinas do Sul. As cidades foram contempladas na categoria de melhor Evolução Fiscal e Contábil por região, conforme o número de habitantes.

O secretário da Economia do Estado de Goiás, Sérvulo Nogueira, o contador geral do Estado, que também é coordenador da Comissão da Área Pública do CRCGO, Ricardo Borges, e representantes da pasta receberam a premiação que representa o reconhecimento do trabalho dos profissionais de contabilidade e incentiva as boas práticas e o fomento a um setor público mais transparente. Essa é a primeira vez que um Estado lidera o ranking por dois anos seguidos.

“Este prêmio é um reconhecimento ao trabalho eficiente da equipe de contadores da Secretaria da Economia e de toda a gestão estadual, refletindo nosso compromisso contínuo com a transparência e a qualidade das informações contábeis e fiscais”, pontuou o titular da pasta.

Superintendente Central de Contabilidade e contador geral do Estado, Ricardo Rezende relaciona a conquista à competência e dedicação do serviço de contabilidade do Governo e à parceria com todos os Poderes e órgãos autônomos. “Essa premiação é fruto de conjunto de ações feitas no Estado, destacando quatro pilares: pessoas qualificadas, processos aprimorados, com evolução do sistema contábil e integração, além da confiança dos gestores e titulares dos Poderes”, reforçou.

Para o contador geral do município de Aparecida de Goiânia, Márcio Gomes, o trabalho desenvolvido pela secretaria da Fazenda de Aparecida se preocupou com as entregas das informações ao sistema da STN. “Nós entregamos diariamente, na íntegra, os dados corretos sobre a contabilidade de Aparecida. Então foi essa qualidade dessa informação que nos levou a essa premiação. Nós saímos dos últimos lugares pro primeiro e isso reflete na gestão”, pontuou o contador.

Sobre o Prêmio

Em sua segunda edição, o Prêmio é concedido pela Secretaria do Tesouro Nacional, e visa valorizar a qualidade dos dados fiscais e contábeis dos entes da federação. Já o Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal está completando o seu quarto ano. De acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron de Oliveira, o ranking é resultado de mais de uma centena de cruzamentos de consistência contábil. “A premiação visa reconhecer e valorizar o profissional que está lá na ponta, desempenhando um bom trabalho, fortalecendo a fidedignidade das informações contábeis e elevando o patamar de transparência em benefício da sociedade”, pontuou.

Também estava presente: o vice-presidente de Assuntos Políticos e Institucionais do CRCGO e secretário da Fazenda de Aparecida, Einstein Paniago; pela Secretaria do Estado, além do responsável pela pasta, Sérvulo Nogueira participaram, Renata Noleto, secretária-Adjunta; Wederson Oliveira, subsecretário do Tesouro Estadual; Ricardo Borges, superintendente Central de Contabilidade; Edilene Menezes, supervisora da Central de Contabilidade; Kátia Rezende, gerente de Contas Públicas; e Valquíria Andrade, supervisora da Assessoria de Superintendência Contábil.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues com informações da Secretaria da Economia – Governo de Goiás
Fotos: Denis Marlon e Claudivino Antunes