Nota CRCGO a respeito da e-financeira
Referente às informações concedidas durante entrevista ao canal 24.1 da PUC TV no último dia 6 de janeiro, durante o programa TJ Goiás sobre a Receita Federal intensificar a fiscalização nas transferências acima de R$ 5 mil feitas por pix, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) informa que:
Sobre fiscalização da Receita Federal diante do recebimento de dados das operadoras de cartão de crédito e sobre transferências feitas via Pix para fiscalizar irregularidades, o CRCGO retrata e reitera que quem deverá informar os dados, via obrigação acessória, por meio do SPED ‘e-financeira’ serão as instituições financeiras PJs listadas na Instrução Normativa RFB nº 2219, de 17 de setembro de 2024, e não as pessoas físicas (PF).
Pedimos desculpas aos profissionais contábeis e já tomamos as medidas necessárias para corrigir e esclarecer os fatos.
Estamos comprometidos com a transparência, a excelência na informação e o fortalecimento de nossa classe. Continuaremos ouvindo nossos profissionais e apoiando-os nas situações da profissão contábil.
Para ter acesso ao link da entrevista correta veiculada na PUC TV, basta acessar aqui
Para ter acesso ao conteúdo da entrevista correta veiculada na PUC TV por meio das redes sociais do CRCGO, basta acessar aqui.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes