Na Prefeitura de Goiânia, presidente do CRCGO dialoga sobre estratégias para desburocratizar ambiente de negócios
Na Prefeitura de Goiânia, presidente do CRCGO dialoga sobre estratégias para desburocratizar ambiente de negócios
Na manhã desta terça-feira (12/09), na Prefeitura de Goiânia, a presidente do CRCGO se reuniu com o secretário de Finanças, Vinícius Henrique Alves e o secretário de Comunicação, Célio Campos para tratar de demandas que impactam as rotinas de trabalho dos contadores na Capital e em todo o Estado. O encontro foi na sede da Secretaria Municipal de Finanças.
Conforme explicou a presidente, a classe contábil é a condutora dos diálogos e orientações técnicas aos empresários que fomentam o interesse em abrir empresas na Capital. “A classe contábil atua na geração da economia de Goiânia. E os diversos entraves e burocracias no que tange a abertura, baixa ou alteração de uma empresa tem gerado, em alguns casos, uma demora absurda no trabalho do contador e, consequentemente, prejudicando o empresário e a geração de receita para o município.
Ainda de acordo com a representante do CRCGO, Goiânia tem um alto potencial para ser uma cidade empreendedora. “Nós tivemos a relação de abertura de empresas em Goiânia, no último mês caiu muito se comparado com períodos mensais anteriores. E isso é uma resposta de que algo precisa e com urgência ser melhorado. Aqui não pode ser uma cidade que é a Capital do estado se tornando uma região de “dormitório”. É preciso atrair os empresários e se ele tiver interesse diretamente do Rio de Janeiro e vier abrir uma empresa aqui, ele terá a ciência dessa facilidade”, reforçou destacando que a Prefeitura precisa focar em tecnologia para sobressair aos demais municípios vizinhos que já focam em seus polos industriais.
De acordo com o Secretário de Finanças, existem alguns planos de ação e estratégias que podem contribuir para o destravamento na abertura de empresas, como por exemplo, um grupo técnico de trabalho e que viabilize alternativas rápidas para dar celeridade em processos que, atualmente, estão parados na administração. “Reunir, em uma força tarefa, todos os processos pendentes nas pastas envolvidas e designar servidores por algum tempo para concluir as emissões de todas as documentações necessárias para o funcionamento pleno das empresas seria um bom caminho”, pontuou Vinícius Henrique, que também é contador e empresário na área contábil.
Todas as demandas foram repassadas para o secretário de Comunicação da Prefeitura de Goiânia. O representante se comprometeu em viabilizar soluções junto aos membros das secretarias envolvidas, compreendendo que a máquina pública precisa caminhar junto com cidadãos, contribuintes e também aos profissionais da contabilidade e demais segmentos, estando abertos ao diálogo e buscando cada vez mais melhorias para o município.
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Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes