Na Prefeitura de Goiânia, presidente do CRCGO dialoga sobre estratégias para desburocratizar ambiente de negócios

WhatsApp Image 2023-09-12 at 14.38.05

Na manhã desta terça-feira (12/09), na Prefeitura de Goiânia, a presidente do CRCGO se reuniu com o secretário de Finanças, Vinícius Henrique Alves e o secretário de Comunicação, Célio Campos para tratar de demandas que impactam as rotinas de trabalho dos contadores na Capital e em todo o Estado. O encontro foi na sede da Secretaria Municipal de Finanças.

Conforme explicou a presidente, a classe contábil é a condutora dos diálogos e orientações técnicas aos empresários que fomentam o interesse em abrir empresas na Capital. “A classe contábil atua na geração da economia de Goiânia. E os diversos entraves e burocracias no que tange a abertura, baixa ou alteração de uma empresa tem gerado, em alguns casos, uma demora absurda no trabalho do contador e, consequentemente, prejudicando o empresário e a geração de receita para o município.

Ainda de acordo com a representante do CRCGO, Goiânia tem um alto potencial para ser uma cidade empreendedora. “Nós tivemos a relação de abertura de empresas em Goiânia, no último mês caiu muito se comparado com períodos mensais anteriores. E isso é uma resposta de que algo precisa e com urgência ser melhorado. Aqui não pode ser uma cidade que é a Capital do estado se tornando uma região de “dormitório”. É preciso atrair os empresários e se ele tiver interesse diretamente do Rio de Janeiro e vier abrir uma empresa aqui, ele terá a ciência dessa facilidade”, reforçou destacando que a Prefeitura precisa focar em tecnologia para sobressair aos demais municípios vizinhos que já focam em seus polos industriais.

De acordo com o Secretário de Finanças, existem alguns planos de ação e estratégias que podem contribuir para o destravamento na abertura de empresas, como por exemplo, um grupo técnico de trabalho e que viabilize alternativas rápidas para dar celeridade em processos que, atualmente, estão parados na administração. “Reunir, em uma força tarefa, todos os processos pendentes nas pastas envolvidas e designar servidores por algum tempo para concluir as emissões de todas as documentações necessárias para o funcionamento pleno das empresas seria um bom caminho”, pontuou Vinícius Henrique, que também é contador e empresário na área contábil.

Todas as demandas foram repassadas para o secretário de Comunicação da Prefeitura de Goiânia. O representante se comprometeu em viabilizar soluções junto aos membros das secretarias envolvidas, compreendendo que a máquina pública precisa caminhar junto com cidadãos, contribuintes e também aos profissionais da contabilidade e demais segmentos, estando abertos ao diálogo e buscando cada vez mais melhorias para o município.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes