Membros do CRCGO participam do Meeting Compliance Tributário; presidente reforça que contadores e advogados devem caminhar juntos

WhatsApp Image 2023-06-20 at 12.02.38

Os representes do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) participaram do ‘Meeting Compliance Tributário’, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia). A presidente do Conselho e uma das expositoras da noite, Sucena Hummel, o conselheiro José Alvarenga e a delegada do CRCGO no município, Walquiria Ribeiro, acompanharam a troca de informações.

O evento foi uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil (OABGO) – Subseção Anápolis, pela Comissão do Direito Tributário, e em parceria com o CRCGO e Acia. Divido em dois momentos, o primeiro painel da noite foi sobre o ‘Risco de Responsabilidade Pessoal do Contador’ e, na sequência, ‘O Papel da Auditoria Tributária’.

Com mediação da secretaria adjunta da comissão do direito tributário da OABGO Anápolis, Fabricia Karla Andrade. Como expositora, a presidente Sucena Hummel e o presidente da Comissão de Direito Tributário de Alagoas, Luiz Gustavo Carvalho. A abertura dos debates foi sobre o ‘Risco de Responsabilidade Pessoal do Contador”, ocasião em que a presidente do CRCGO reforçou que o profissional da contabilidade precisa caminhar junto com as entidades de classe e profissionais, em especial do direito.

“Quando nasce uma empresa, obrigatoriamente ela precisa de um contador. O contador acaba tendo diversas funções de assessoramento, consultoria dentro das empresas e com fator de proteção. É preciso que a contabilidade e os advogados caminhem juntos pelo bem da categoria e de toda a sociedade”, enalteceu Hummel durante o painel.

Falando sobre a ‘O Papel da Auditoria Tributária’, o painel contou com a mediação da vice-presidente da Comissão de Direito Tributário da OABGO Anápolis, Adriele Barbosa Resplande. Os expositores, a delegada do CRCGO, Walquiria Ribeiro, diretor jurídico da ACIA, Whevertton Alberto Borges e o presidente da Comissão de Direito Tributário da OABGO Anápolis, Tarcísio Pereira Caroca.

Os participantes pontuaram sobre as atribuições e relevância do segmento, processo que inspeciona as informações, atividades, rotinas e sistemas fiscais de um negócio, a fim de verificar se ele está ou não em conformidade com a legislação tributária vigente.

A delegada do Regional enfatizou que “É preciso trabalhar com uma conscientização dos empresários, pois a auditoria é muito importante, assim como o planejamento tributário. A empresa só tem a ganhar e com isso há uma melhor avaliação de dados fiscais e avaliar um custo melhor, com a certeza do cumprimento de um compliance efetivo. Controle e inteligência fiscal são ferramentas que a auditoria proporciona, além de contribuir no ganho e maior competitividade de mercado”, pontuou Walquiria.

Reprodução desse material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes