Blog

EQT 2023: inscrições para a segunda edição abrem em 4 de setembro

EQT_2_TT_LKDN_EDITAL00
Destaques / Noticias

EQT 2023: inscrições para a segunda edição abrem em 4 de setembro

A 25ª edição do Exame de Qualificação Técnica (EQT) – auditoria – e a 8ª edição do Exame de Qualificação Técnica (EQT) – perícia – já têm data marcada. As provas acontecem em novembro de 2023 nas 26 capitais de todos os estados brasileiros e no Distrito Federal/DF, no formato presencial. As inscrições podem ser realizadas das 16h do dia 4 de setembro de 2023 às 16h do dia 5 de outubro de 2023, de acordo com o horário oficial de Brasília (DF). O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou o edital da prova na última segunda-feira (28), por meio do Diário Oficial da União (DOU).

A 25ª edição do EQT é voltada para registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e para os profissionais que pretendam atuar nas instituições autorizadas a funcionar pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil (BCB), pelas Sociedades Supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pelas Sociedades Supervisionadas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Já a 8ª edição da prova é direcionada àqueles que buscam o registro no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) para profissionais que pretendam atuar como Peritos Contábeis.

Para participar do exame, os contadores precisam ter registro ativo nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs). As inscrições são efetuadas, exclusivamente, pela internet, na página do Instituto Consulplan, banca da prova. A taxa de inscrição é de R$244,00, por prova, e deve ser recolhida, em boleto bancário, em favor do CFC.

O exame, tanto para peritos, como para auditores, é formado por provas escritas, com questões para respostas objetivas de múltipla escolha e de questões para respostas dissertativas.

Veja, a seguir, as datas e os horários de aplicação das provas:

a) Prova de Qualificação Técnica Geral – 6 de novembro de 2023, das 14h00 às 18h00, horário oficial de Brasília (DF).

b) Prova de Qualificação Técnica Geral de Perícia – 7 de novembro de 2023, das 14h00 às 18h00, horário oficial de Brasília (DF).

c) Prova Específica para atuação em auditoria nas instituições reguladas pela CVM – 8 de novembro de 2023, das 14h00 às 18h00, horário oficial de Brasília (DF).

d) Prova Específica para atuação em auditoria nas instituições autorizadas a funcionar pelo BCB – 9 de novembro de 2023, das 14h00 às 18h00, horário oficial de Brasília (DF).

e) Prova Específica para atuação em auditoria nas sociedades supervisionadas pela Susep – 10 de novembro de 2023, das 14h00 às 18h00, horário oficial de Brasília (DF).

f) Prova Específica para atuação em auditoria nas entidades supervisionadas pela Previc – 11 de novembro de 2023, das 14h00 às 18h00, horário oficial de Brasília (DF).

A aprovação na prova QTG é requisito necessário para a aprovação nas específicas (CVM, BCB, Susep e Previc). Portanto, os profissionais que não estejam inscritos no CNAI do CFC e que pretendam atuar em auditoria nessas instituições devem também ser aprovados no exame do QTG.

? Para acessar o edital, clique aqui.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Por Daniel BruceComunicação CFC

plugins premium WordPress
Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?