De forma pioneira nos Conselhos Regionais, CRCGO inova com criação da função de mediador para resolução de conflitos na contabilidade

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) dá um passo inovador entre os Conselhos Regionais de Contabilidade do Brasil ao criar a função de mediador no âmbito do Departamento de Fiscalização. Esta iniciativa surge diante da necessidade de aprimorar o acompanhamento da atuação dos profissionais contábeis e, ao mesmo tempo, de oferecer uma alternativa mais ágil e eficiente para a resolução de conflitos.

Em um cenário onde a tendência é utilizar mecanismos de mediação e conciliação para solucionar litígios, o CRCGO se destaca como pioneiro ao implantar esse modelo. A nova função permitirá que um mediador intervenha em divergências contratuais entre contadores e seus clientes, ou entre os próprios profissionais, sempre buscando um consenso antes que a situação se agrave.

“O mediador do CRCGO tem por finalidade de ser imparcial e auxiliar na resolução de conflitos entre o profissional da contabilidade e seus clientes ou entre dois profissionais da contabilidade, facilitando a comunicação e a negociação”, explica o vice-presidente de Ética, Fiscalização e Disciplina do CRCGO, Francisco de Assis. Ele acrescenta que o mediador possui um profundo conhecimento do Código de Ética da Contabilidade e da legislação vigente, o que o habilita a ajudar as partes a encontrar soluções práticas, evitando o encaminhamento ao judiciário ou a abertura de processos administrativos.

Na prática, qualquer parte interessada – seja um profissional da contabilidade ou um cliente – pode acionar o mediador do CRCGO enviando um e-mail para mediador@crcgo.org.br. Um formulário simples será preenchido, descrevendo a questão que gera a dissensão. “A partir dessa provocação, o mediador entrará em contato com a outra parte, promovendo um diálogo que busca entender melhor a situação e oferecendo uma solução pacífica e rápida”, explica José Gilmar Carvalho, o conselheiro do CRCGO nomeado para o cargo de mediador.

Diálogo facilitado
Henrique Ricardo Batista, presidente em exercício do CRCGO, enfatiza a importância dessa função: “A criação do mediador é um passo significativo para beneficiar os profissionais contábeis. Estamos proporcionando um canal de comunicação eficiente que busca resolver os conflitos de maneira ágil, contribuindo para a harmonia nas relações entre contadores e clientes”.

A procuradora jurídica do CRCGO, Hélia Maria Domingues, destaca a importância da mediação para resolver pequenas divergências: “A mediação, já amplamente adotada no judiciário, irá ajudar muito o profissional contábil. Muitas vezes, questões como a retenção de documentos podem ser resolvidas de forma rápida e eficiente, sem que se crie um grande litígio. Com a intervenção do mediador, que é totalmente imparcial e conhecedor da legislação e também da prática contábil, as partes podem dialogar e encontrar soluções. Mesmo nas situações em que o diálogo se encontra prejudicado, e principalmente nestas, eu diria, o mediador tem condições de promover o consenso, pacificando a questão e oferecendo meios que evitem que pequenas divergências se transformem em grandes conflitos”, ressalta.

A Resolução CRCGO nº 498, de 4 de setembro de 2024 – já disponível no portal da transparência do Conselho – formaliza esta nova etapa do CRCGO, que se torna o primeiro Conselho de Contabilidade do Brasil a adotar essa abordagem. Com isso, o CRCGO reforça seu compromisso com a ética e a fiscalização, além de inovar ao buscar soluções eficazes que promovam o diálogo constante e a aproximação junto aos profissionais da contabilidade, além de manter pacífica a resolução pacífica de conflitos no setor contábil.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues e Kamilla Lemes