CRCGO vai firmar parceria com Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
CRCGO vai firmar parceria com Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
O Judiciário Brasileiro enfrenta dificuldades, exigindo uma nova postura de conciliação que seja moderna, planejada, integrada e transparente para atender os anseios da população. Neste sentido, o Órgão conta com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que contribui com ações para dar continuidade ao Movimento Nacional pela Conciliação.
Visando estreitar parcerias que intensifiquem o desenvolvimento dos profissionais da contabilidade, o presidente em exercício do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Henrique Ricardo Batista, reuniu-se virtualmente com a representante do Nupemec do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a assistente administrativo, Larissa Oliveira. O objetivo foi o de firmar o termo de parceria, com foco nos serviços da central de conciliadores.
O Nupemec tem a competência de implementar a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses, em conformidade com as diretrizes estabelecidas na Resolução n° 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Núcleo conta com a disponibilização de voluntários para trabalharem como conciliadores ou auxiliares gerais.
Conforme destacou o presidente do CRCGO, O evento dissemina em todo o País a cultura da paz e do diálogo. “Para os nossos contadores é de extrema importância, uma que temos o CRC Voluntário, e podemos contribuir junto a Nupemec em ações educativas para condutas que tendem a promover conflitos, proporcionando às partes interessadas uma experiência exitosa de conciliação”, destacou Henrique.
Eu Escolho Conciliar
Segundo a representante do Núcleo, dentre as iniciativas do Núcleo, uma da parceria positiva no âmbito do CRCGO é o projeto ‘Eu escolho conciliar’. Conforme explicou, a ação consiste em desenvolver uma nova abordagem para a conciliação que envolva a comunidade e unidades do Judiciário, visando estimular acordos, disseminar a cultura da pacificação social e fomentar a Política Judiciária Nacional do tratamento adequado dos conflitos de interesses.
“O Nupemec vem buscando parcerias com a finalidade de reduzir o número de processos no Judiciário estadual, aumentando o percentual de acordos realizados, elevando as práticas de cidadania realizadas pelos Centros Judiciários do Estado de Goiás”, explicou Larissa.
A adesão ocorre de forma voluntária, por meio de subscrição de um Termo de Compromisso Público com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, após, recebe o selo “Eu escolho conciliar”.
O presidente do Conselho de Contabilidade reforçou a parceria junto ao Judiciário, por meio de uma cooperação técnica para a realização de eventos em conjunto, e reforçou o convite de participação do Nupemec durante a abertura do 2ª Simpósio de Contabilidade Condominial do CRCGO.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes