CRCGO realiza 3° Workshop Integração

CRCGO realiza 3° Workshop Integração

Na manhã de sexta-feira (27/01), o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou o 3° Workshop Integração: Encontro de Conselheiros, Delegados Representantes, Coordenadores de Comissão e Departamentos. O evento consiste em um encontro de conselheiros e delegados do regional, com a finalidade de promover um dia repleto de aprendizado e experiência.

Para iniciar o Workshop de forma dinâmica, o contador Roberto Dias Duarte, adaptou a palestra sobre Planejamento Estratégico em 2023 para uma série de atividades, em grupo e individuais.

Para iniciar o ciclo de dinâmicas, o palestrante entregou um roteiro e os participantes se dividiram em grupos. Os conselheiros, delegados e colaboradores responderam a uma série de perguntas, que estimularam debates.

Segundo Roberto, a atividade tinha dois objetivos principais, sendo o primeiro, descobrir a forma que os membros do conselho pensam e desenvolvem os planejamentos. O segundo objetivo seria estimular as habilidades comportamentais de cada um.

Na parte da tarde, a jornalista Elizabeth Castro ministrou um media training sobre como se relacionar com as mídias e públicos-alvo. A jornalista dividiu o palco a fonoaudióloga Patrícia Pimenta e a designer Joice Prado, que compõem a sua equipe.

Para encerrar o Workshop com chave de ouro, cada vice-presidente preparou uma apresentação para especificar as atividades que vem sendo realizadas nos respectivos departamentos.

Palestra Planejamento Estratégico em 2023

Durante aprimeira etapa da palestra do Roberto Dias, sobre Planejamento Estratégico, os participantes responderam perguntas que giravam em torno de conceitos de estratégia, cultura, tática, operação e gestão. Foi proposta também uma discussão sobre quais habilidades são fundamentais para um líder e por que o planejamento deve ser feito.

De acordo com o palestrante, as respostas foram pensadas no comportamento, que são dependentes da cultura da organização. Além disso, frisou que o tripé essencial para o sucesso de uma empresa é a habilidade comportamental, gestão e habilidades técnicas.

Em seguida, a dinâmica se restringiu à percepções individuais. O palestrante propôs que os participantes analisassem o cenário da contabilidade que eles vivem. A conclusão sobre os principais desafios dos profissionais é estudar o mercado e estabelecer um planejamento estratégico.

Nesta modalidade, ainda foi questionado sobre os pontos fortes do CRCGO. Os membros do regional afirmaram que um dos principais pontos positivos do conselho é a abertura de portas que ele fornece. Além disso, a presidente Sucena Hummel foi elogiada por “fortificar a classe contábil” através de cursos e encontros promovidos.

Posteriormente o desdobramento estratégico foi debatido, focado em como os delegados podem contribuir para o meio contábil. Para responder aos questionamentos, a Diretora de Planejamento e Transparência, Clenice Caixeta, se prontificou.

Em suma, Clenice afirmou que é fundamental que os delegados conheçam o regulamento do CRC, sejam líderes em suas respectivas delegacias e que representem o conselho.

A quarta e última etapa foi feita de forma coletiva, em um debate integrado sobre métricas. Nesta modalidade, os delegados definiram quais métricas se enquadravam em cada situação hipotética proposta por Roberto.

Para finalizar, o palestrante afirmou que aqueles que aplicarem as estratégias ensinadas, terão sucesso. Além disso, ressaltou que o processo pode ser aplicado em qualquer instituição que o resultado será o mesmo, dependendo apenas da disciplina de quem está o colocando em prática.

Media Training: Como se Relacionar com as mídias e público-alvo

Para iniciar a tarde so 3° Workshop de Integração, Elizabeth ensinou aos conselheiros, delegados e colaboradores do CRCGO sobre como se relacionar com a imprensa. A palestra foi recheada de dicas sobre como fornecer uma entrevista, como se comunicar e como a imprensa deve ser tatada.

Em seguida, a fonoaudióloga Patrícia Pimenta explicou sobre como trabalhar a comunicação durante uma apresentação, frisando a importância sobre a maneira que algo é dito. A fonoaudióloga destacou ainda sobre a importância do equilíbrio entre o tom de voz, a forma como se fala e a postura corporal.

Ao fim, a designer Joice Prado, expôs estratégias de marketing para os contadores. Durante a apresentação, a designer explicou sobre posicionamento nas redes sociais, estilo de perfil e ressaltou a importância de cada ferramenta disponibilizada pelo Instagram e WhatsApp.

Confira todas as fotos, clicando neste link: Fotos 3º Workshop Integração CRCGO

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Maria Paula