CRCGO participa do 1º Congresso Nacional dos Conselhos de Fiscalização Profissional

FOTO MATÉRIA

A presidente licenciada do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel participou, na noite da segunda-feira (3), da abertura do 1º Congresso Nacional dos Conselhos de Fiscalização Profissional, realizado em Brasília, entre os dias 03 a 06 de junho. O superintendente do CRCGO, Rafael Linhares e o assessor executivo, Deivid Martins também participaram do Congresso.

Durante a abertura, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e coordenador do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, Aécio Dantas destacou a importância do Fórum enquanto ambiente representativo de 31 profissões regulamentadas, que, juntas, somam mais de 10 milhões de profissionais no Brasil.

Durante a primeira palestra, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes abordou sobre o papel da governança no desempenho estratégico das contratações públicas. Gaúcho, Nardes se emocionou por diversas vezes ao lembrar a situação de calamidade que o Rio Grande do Sul atravessa diante das enchentes que assolam várias cidades do Estado. Ainda na ocasião, o contador e senador da República Izalci Lucas foi homenageado pelo secretário-geral do Fórum, Jenner de Moraes, em reconhecimento à colaboração fundamental para o fortalecimento das categorias profissionais.

O Congresso, por meio de discussões profundas, apresentou conteúdos de abordagem, estratégias de adaptação e modernização dos Conselhos de Fiscalização Profissional. Durante os três dias, o evento apresentou importantes temas, enfatizando a necessidade de uma gestão eficaz e de estratégias adaptativas, visando garantir a segurança jurídica e o cumprimento das regulamentações. Também foi destacado a importância da capacitação contínua dos profissionais envolvidos, além de promover uma troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, priorizando a participação e o engajamento dos colaboradores como elementos-chave para o sucesso e a eficácia das instituições reguladoras.

Para o superintendente do CRCGO, essa foi uma excelente oportunidade. “Aqui pudemos conhecer métodos para o enfrentamento de desafios emergentes, reconhecendo a importância da atualização contínua e do desenvolvimento de habilidades para o sucesso organizacional”, enfatizou Rafael Linhares.

De acordo com o assessor executivo, Deivid Martins, o congresso contribuiu para aprender práticas inovadoras e éticas, alinhadas com os princípios de compliance na governança e regulamentação das profissões, que são temas cruciais para uma boa gestão.

Participaram também do Congresso, diretores dos Conselhos de Fiscalização Profissional, ordenadores de despesas, procuradores, assessores jurídicos, advogados, colaboradores, pregoeiros, agentes de contratação, equipes de apoio, gestores e fiscais de contratos, auditores, contadores, assessores, coordenadores, fiscais do exercício profissional, e demais interessados no contexto, além de acadêmicos.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues com informações da Comunicação CFC