Blog

CRCGO participa do 14º Encontro Regional 2024 do TCMGO em Goiânia

WhatsApp Image 2024-06-26 at 08.17.05-
Noticias

CRCGO participa do 14º Encontro Regional 2024 do TCMGO em Goiânia

Representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), prestigiaram o 14º Encontro Regional 2024 do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCMGO), reforçando a parceria entre as entidades. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 26, no Auditório Carlos Vieira, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em Goiânia.

Com o tema: “Finalização de Mandato: Vedações e Responsabilidades dos Agentes Políticos”, o encontro tem como objetivo orientar agentes políticos e gestores públicos sobre proibições e responsabilidades no último ano de mandato e na preparação para as próximas eleições municipais. Pelo CRCGO estiveram presentes, o vice-presidente de Controle Interno, Ranniel Martins, a presidente licenciada, Sucena Hummel, os conselheiros Fábio Reis e Danielle de Oliveira Reis Leal, e a coordenadora da Comissão de Integração das Organizações Contábeis da Área Pública, Cristina Alves Cordeiro Azevedo.

Durante a abertura, o presidente do TCMGO, Joaquim de Castro deu boas-vindas aos presentes e explicou o objetivo dos Encontros Regionais, que foram realizados durante o ano de 2024. Ele reafirmou as obrigações dos prefeitos em final de mandato no que tange a prestação de contas, como orçamento da gestão, como exige a Lei de Responsabilidade Fiscal em final de mandato. Joaquim de Castro lembrou que “para fazer contratações em final de mandato os prefeitos precisam ter saldo em caixa e tem de verificar se o orçamento foi cumprido, até para não deixar dívidas para o próximo gestor”. E mais uma vez frisou que “o papel do TCMGO não é punir e sim orientar, inclusive nossos auditores estão à disposição de todos os gestores para que evitem erros nas suas prestações de contas”.

O governador em exercício Daniel Vilela, em seu discurso enalteceu a iniciativa do TCMGO: “A organização desse encontro reflete a preocupação de alertar os gestores municipais para a prestação de contas de serviços de alta qualidade e o respeito aos direitos básicos do cidadão, sem perder de vista o calendário fiscal e eleitoral”. E prosseguiu afirmando que “o governo de Goiás hoje não escolhe prefeitos para levar benefício para os municípios, respeita as instituições, a escolha popular e a independência dos poderes”, concluiu.

O deputado federal Zacharias Calil proferiu palestra abordando o tema “Panorama da Primeira Infância no Brasil”, em que enfatizou a importância dessa fase da vida e expôs os problemas enfrentados por crianças de 0 a 6 anos de idade. Apresentou o número de mortalidade de crianças no Brasil e no mundo. E por fim alertou para a importância da vacinação.

A programação incluiu palestras e painéis com especialistas e autoridades, destacando a importância dos cuidados necessários na finalização dos mandatos e preparativos para as eleições. Ainda contou com uma palestra especial com o advogado, escritor e professor Samer Agi, que compartilhou suas experiências e aprendizados como ex-juiz de direito e ex-delegado de polícia. Temas como Inclusão e Capacitismo, com a participação do primeiro conselheiro jovem com deficiência da Unicef no Brasil, influenciador digital goiano João Vitor de Paiva Bittencourt, também foram abordados.

Participaram também, o procurador-geral do Ministério Público junto ao TCMGO, Henrique Pandim; deputado Lineu Olímpio, representando o presidente da Alego, Bruno Peixoto; presidente do Tribunal de Contas dos Estado de Goiás (TCE) conselheiro Saulo Mesquita; e o conselheiro-diretor da Primeira Região, Fabrício Motta, vice-presidente do TCMGO, Daniel Goulart; Francisco Carvalho, presidente da União dos Vereadores do Estado de Goiás; o presidente da Federação Goiana dos Municípios, Haroldo Naves (prefeito de Campos Verdes); ex-vereadora Cristina Lopes, secretária da Alego; e o corregedor-geral do TCMGO, Francisco Ramos; procurador José Américo Costa;conselheiros do TCMGO, Humberto Aidar, Valcenor Braz; e os conselheiros-substitutos Maurício Azevedo, Flávio Monteiro de Andrada Luna, Laécio Guedes Amaral e Pedro Henrique Bastos.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues com informações Assessoria TCMGO

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?