CRCGO participa de debate da Reforma Tributária na CNC; Wilder Morais e Ronaldo Caiado discutem pontos de vista

WhatsApp Image 2023-08-29 at 15.23.12

Em Brasília, o coordenador da comissão de contabilidade tributária do Conselho Regional de Contabilidade dê Goiás (CRCGO), Fernando Witicovski prestigiou, na presença do governador Ronaldo Caiado, um bate-papo promovido pelo senador Wilder Morais, referente aos desafios dos estados e municípios com relação à Reforma Tributária. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (29/08), na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Representando o presidente da CNC, Roberto Trados, o presidente da Fecomércio do Distrito Federal, José Aparecido Freire abriu os diálogos, desejando boas-vindas aos presentes. Ele destacou que a oportunidade de contribuição da CNC para o debate é com o objetivo de contribuir para com o segmento que representa grande parte da geração de economia no país.

Em seguida, o senador Wilder Morais disse que “É um debate importante hoje. Perdemos a autonomia em um texto incerto. Somos um Estado produtor, e com a reforma temos a tendência do aumento da carga tributária, retirando os incentivos fiscais, e o mais importante: fazendo com que as que as empresas que já estão em nossos polos permaneçam instaladas, principalmente as montadoras e redes farmacêuticas”, reforçou Morais

O economista sênior da CNC, Fábio Bentos disse que a a CNC defende a mudança diante da Reforma Tributária, entretanto com o foco na simplificação dos impostos. “A geração de emprego é algo bastante importante para esta casa, e nós acreditamos que estamos vivendo um momento de virada de jogo diante da PEC 45/2019. Acredito que vivemos um “manicômio” tributário. Dificilmente o contador consegue esclarecer para o seu cliente como funciona o nosso sistema, pela sua complexidade”, que reforçou que a CNC buscou alíquotas diferenciadas diante dos deputados para alguns segmentos de prioridade no dia a dia de toda a sociedade.

O governador de Goiás reforçou a ausência de debate para as tratativas do texto. “Com todo respeito que nós temos a todos os pensantes, os trabalhadores e demais, não vi ninguém aplaudir essa Reforma. O americano tributa a pessoa física. No Texas o imposto sobre a pessoa física é zero. Agora, onde é que já se viu onde você taxa uma alíquota solo que vai ultrapassar 30% do Amapá a Pernambuco? Isso é livre mercado? Então não temos liberdade de mercado”, questionou Caiado, enaltecendo a pesquisa solicitada ao Instituto Mauro Borges sobre os países que atuam com o IVA para um comparativo técnico em impactos para o estado.

Prestigiaram os deputados federais, Daniel Agrobom, Zacharias Calil e a deputada federal Leda Borges, entre outros representantes parlamentares. Pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Manoel Carlos, vice-presidente de Política Institucional e o conselheiro, Bruno Sitônio. O diretor de assuntos institucionais da Fecomércio, Simeyzon Silveira também prestigiou o evento.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes

Imagem da assessoria de comunicação do senador Wilder Morais