CRCGO e TJGO unem forças para ampliar acesso à justiça por meio da ferramenta “Acordo Aqui”
CRCGO e TJGO unem forças para ampliar acesso à justiça por meio da ferramenta “Acordo Aqui”
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, recebeu em sua sede, na última quinta-feira, 30 de janeiro, as representantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Larissa Oliveira e Ludimila Lacerda Oliveira Braz. O encontro teve como objetivo apresentar a ferramenta “Acordo Aqui” e discutir formas de parceria para sua divulgação e ampliação do acesso à justiça, sobretudo para os profissionais contábeis.
A ferramenta “Acordo Aqui”, implementada pelo TJGO, é uma plataforma de negociação virtual disponível no site do Tribunal, que permite aos cidadãos solicitar audiências de conciliação diretamente com empresas cadastradas ou com pessoas físicas/jurídicas que não fazem parte do cadastro, desde que o solicitante preencha um formulário com os dados necessários.
Por meio da plataforma, é possível buscar soluções para conflitos nas áreas de Direito de Família, Direito Civil, Saúde e Superendividamento, de forma célere, descomplicada e compreensível. Os interessados podem inserir na plataforma “Acordo Aqui” todas as informações básicas para o cadastramento, bem como os documentos relacionados ao caso. Nos casos de acordo, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) é responsável pela homologação.
De acordo com Ludimila Lacerda, o projeto “Acordo Aqui” proporciona diversos benefícios à sociedade, como o acesso facilitado, gratuito e sem burocracia aos serviços de conciliação e mediação, além de facilitar a comunicação e a negociação entre as partes envolvidas em conflitos.
A presidente do CRCGO, Sucena Hummel, demonstrou grande interesse na ferramenta e se comprometeu a tomar as medidas necessárias para apoiar sua divulgação. Ela ressaltou a importância do “Acordo Aqui” para os profissionais da contabilidade, que poderão utilizá-lo e também poderão indicar e auxiliar seus clientes na resolução de conflitos de forma mais eficiente.
A parceria entre o CRCGO e o Nupemec já existe por meio do projeto “Eu Escolho Conciliar”, que visa estimular a conciliação e disseminar a cultura da pacificação social, promovendo o encontro entre as partes para a obtenção de acordos em demandas pré-processuais e processuais. Com a apresentação da ferramenta “Acordo Aqui”, a parceria se fortalece e amplia suas possibilidades de atuação em prol da sociedade.
Os profissionais contábeis que tiverem dúvidas sobre os serviços do Nupemec/TJGO podem entrar em contato pelo e-mail mov.conciliacao@tjgo.jus.br ou pelo telefone (62) 3018-6737.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues