Blog

CRCGO e Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Goiânia renovam parceria institucional e técnica em benefício da classe contábil

IMG_6401
Noticias

CRCGO e Secretaria Municipal de Fazenda da Prefeitura de Goiânia renovam parceria institucional e técnica em benefício da classe contábil

Na Prefeitura de Goiânia, a convite do secretário Municipal de Fazenda de Goiânia, Valdivino Oliveira, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) Sucena Hummel, e o vice-presidente de Controle Interno, Ranniel Martins, foram recepcionados na tarde desta terça-feira (7/01), em seu gabinete, juntamente com integrantes técnicos da pasta. O intuito do encontro foi um reforço ao relacionamento institucional já existente e de parceria técnica entre a entidade e a pasta, a fim de e manter a de solucionar as demandas da classe contábil, que dizem respeito às empresas situadas na Capital, além de facilitar a vida do contribuinte diante da administração pública da Capital.

A presidente evidenciou que já existe um diálogo constante com a equipe técnica da Secretaria, o que tem ajudado principalmente os profissionais da contabilidade que enfrentam burocracias no dia a dia de trabalho e nos serviços prestados aos seus clientes – os empresários. “Nós temos algumas dificuldades na emissão de notas fiscais eletrônicas (nfe-s), no sistema da Prefeitura a cada início de mês esse processo fica completamente sobrecarregado no site – impedido as pessoas de emitirem as suas nfe-s”, disse Hummel ao titular da pasta, ensejando ainda mais diálogos e colaboração com a Prefeitura de Goiânia.

O titular da pasta enfatizou que os contadores são um braço forte na administração. Valdivino adiantou que um dos principais objetivos de sua gestão será o de transformar os serviços na Secretaria – a sua maioria feita de forma presencial nas dependências da Fazenda – para cada vez mais digitais e modernos, facilitando as resoluções de demandas e atribuições dos profissionais da contabilidade, empresários e contribuintes.

Empresas do Simples Nacional

Sucena ainda abordou com os coordenadores da área tributária da pasta a situação das empresas enquadradas no Simples Nacional. Informações prévias a respeito do ingresso ou reingresso no regime tributário, cerca de 300 e-mails foram contabilizados na Secretária e serão respondidos aos contribuintes ao longo dos dias, conforme explicado pelo auditor fiscal, Carlos Felipe Vasques.

Vale lembrar que em 2023, o CRCGO esteve ao lado da Secretaria de Finanças (atual Fazenda), para disseminar informações precisas e orientações aos profissionais da contabilidade, que enfrentaram uma fila de espera nas resoluções das demandas de débitos do Simples Nacional. A entidade promoveu uma live em conjunto com a pasta, esclarecendo dúvidas e informações pertinentes do fluxo de atendimento, feito também por e-mail.

Atende fácil

Na oportunidade, a presidente do Conselho citou o posto do Atende Fácil situado na sede do CRCGO, com a expectativa de articular para que a unidade passe a ofertar todos os serviços que já são feitos na sede central da Prefeitura de GoiâniaHoje. “O nosso atende fácil faz só serviço das finanças, não publicamos o uso solo e nem números oficiais”, evidenciou Sucena, complementando que irá propor ao prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, para que seja feita a ampliação nos serviços do Atende Fácil.

Comissões da Contabilidade Pública

Os representantes do Conselho de Contabilidade reforçaram o papel das Comissões da Contabilidade Pública e das Organizações Contábeis, que atuam diretamente na transparência das contas públicas de Goiânia e do Estado.

De acordo com o vice-presidente de Controle Interno do CRCGO, Ranniel Martins, uma das principais formas pelas quais as Comissões podem contribuir junto à administração municipal é por meio da transparência e orientação e acompanhamento das práticas contábeis municipais. “Podemos trabalhar juntos mais, mais perto ainda, para que a gestão financeira esteja de acordo com a legislação vigente e com as melhores práticas de governança, que são implementadas pelo Conselho Federal de Contabilidade e os Tribunais de Contas dos Municípios”, disse.

Estiveram presentes o Superintendente da Administração Tributária, Victor Barreto Verrastro; os auditores de tributos da Secretaria, Lucas Morais; Marilene Dares; Abelardo Sanches; Carlos Felipe Vasques, e o chefe de Gabinete, Sérgio Augusto Inácio de Oliveira.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?