CRCGO e Juceg alinham novas estratégias para desburocratizar a abertura de empresas em Goiânia
CRCGO e Juceg alinham novas estratégias para desburocratizar a abertura de empresas em Goiânia
No Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), a presidente, Sucena Hummel recebeu a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) para discutir estratégias que possam acabar com o travamento de processos de aberturas de novas empresas na Prefeitura de Goiânia. As entidades avaliam que houve retrocesso no trâmite dentro da gestão municipal, sobretudo, quando da expedição de alvará de funcionamento.
Dentre os diálogos, Hummel destacou as ações conjuntas entre a Juceg e a entidade em prol do registro mercantil. Além disso, evidenciou o papel do profissional da contabilidade no processo de aberturas de empresas. “Já estamos em busca de facilitar esse feito há muitos meses, com gestões passadas e a atual administração municipal. É preciso que criemos formas de facilitar e desburocratizar, para melhorar o trabalho desse profissional, peça fundamental nesse trâmite. E não somente “dar vida” para esses novos negócios, mas é preciso manutenção e equilíbrio nas contas, gastos e investimentos, atuação que o contador é responsável”, pontuou a presidente.
Conforme explicou o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, o primeiro passo para a abertura de um novo CNPJ, conhecido como “viabilidade”, é sanado em poucas horas, por meio do Portal do Empreendedor Goiano e RedeSim. No entanto, para dar andamento ao processo, a documentação precisa retornar à Prefeitura para a liberação da inscrição municipal e o alvará de funcionamento. “Infelizmente, houve um retrocesso”, considera.
A justificativa da Juceg é que mesmo que todos os agentes envolvidos nesse processo estejam interligados virtualmente, a gestão municipal voltou a fazer essas duas etapas de maneira manual, o que tem gerado atraso nas solicitações. Por isso, tanto a Juceg, quanto o CRCGO estão atuando juntos para sanar esse imbróglio. “O CRC encampou essa luta também porque os contadores são o maior número de usuários do sistema”, frisa o vice-presidente da Juceg, Francisco Lopes.
As entidades devem se reunir, ainda nesta semana, com o secretário de Eficiência da Prefeitura de Goiânia, Fernando Peternella, a fim de pedir agilidade na resolução e traçar estratégias conjuntas para diminuir a burocracia. Da mesma forma, Juceg e CRC devem procurar a Associação Goiana dos Municípios (AGM) para identificar cidades do interior que, porventura, estejam enfrentando dificuldades para a perfeita adesão ao sistema.
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Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes, com informações da Juceg