Conselheiro do CRCGO prestigia primeira reunião do Fórum Goiano da Desburocratização na Assembleia

WhatsApp Image 2024-06-21 at 13.27.27kkkk

Na última sexta-feira (21/06), na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) o conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Rogger Said acompanhou a primeira reunião do Fórum Goiano da Desburocratização. A iniciativa promovida pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB), presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

A mesa de trabalhos contou com a presença do presidente da Câmara de Dirigentes de Lojistas de Goiânia (CDL), Geovar Pereira; o presidente do Sindicato dos Corretores e Empresas Corretoras de Seguros no Estado de Goiás, Vinícius de Araújo Porto; o analista técnico (Políticas Públicas) do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO), Allan Máximo; o presidente da Comissão Especial de Desburocratização da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), Lourival de Moraes Fonseca Júnior; e o secretário de Estado da Retomada, Cesar Moura.

O objetivo do fórum foi analisar o ambiente institucional, debater e fortalecer políticas para simplificar os processos, reduzir a burocracia e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável no Estado. Durante essa primeira reunião, foi lançado um e-book que aborda temas como a lentidão nas respostas, o acesso limitado à tecnologia para serviços online e a morosidade nos processos administrativos.

Em sua participação, o representante do Conselho de Contabilidade enalteceu que a entidade se coloca à disposição para os trabalhos do comitê de desburocratização. “É uma iniciativa que fará a diferença nas tratativas que pautam a melhoria do ambiente de negócios, em especial, a tomada de decisão nas administrações públicas, visando dar mais celeridade nos assuntos que travam, por exemplo, uma abertura ou transferência de empresa, um alvará de funcionamento”, disse.

O e-book também destaca a redução de custos operacionais, a atração de investimentos, a coesão social, o estímulo à inovação e a melhoria na relação entre cidadão e Estado, com a anotação de que é fundamental que aquele tenha acesso mais rápido e eficiente aos serviços públicos.
Segundo o deputado, o Fórum Goiano da Desburocratização não apenas busca simplificar processos, mas também aproximar a administração pública das necessidades da população. O deputado explicou que foi estabelecida uma metodologia prática e objetiva para o fórum, com reuniões periódicas a cada dois meses, visando um propósito claro para cada encontro.

“As reuniões serão itinerantes, com a próxima marcada para agosto, possivelmente na CDL, e futuras reuniões planejadas em outras entidades, como a OAB. Queremos realizar um ciclo de visitas e reuniões nas entidades participantes para fortalecer parcerias e promover um ambiente favorável aos negócios”, informou Cruvinel.

O legislador concluiu destacando a importância de se manter a legislação atualizada para evitar anacronismos e tornar as normas mais relevantes e aplicáveis ao contexto atual. Um exemplo mencionado por ele foi o Código de Posturas de Goiânia, de 1992, que ainda faz referência a tecnologias obsoletas como fichas telefônicas e orelhões.

Comunicação CRCGO Kamilla Lemes, com informações da Alego