Blog

A Contabilidade como protagonista

Sucena Hummel 3
Destaques / Noticias

A Contabilidade como protagonista

*Por Sucena Hummel

A contabilidade exerce um papel de protagonismo e está ligada diretamente à legislação brasileira. Em 2023, foram várias as mudanças em pauta no legislativo, executivo e judiciário que incidem sobre o trabalho e dedicação do profissional contábil. Manter-se atualizado frente às normas legais e com o sistema do fisco, já que as práticas e atividades relacionadas à contabilidade também passam por atualizações, é um desafio constante para a classe contábil.

A ciência contábil requer o acompanhamento dessas transformações, e é pilar do Conselho Federal de Contabilidade e dos Conselhos Regionais a Educação Profissional Continuada (EPC). O aperfeiçoamento educacional auxilia os contadores no desenvolvimento pessoal e na evolução das suas potencialidades próprias. Esse processo contribui para que a contabilidade possa fornecer, para diferentes usuários, informações essenciais e, inclusive, preditivas, para tomadas de decisões racionais e efetivas.

Cabe a nós, os contadores, promover a melhoria e fortalecimento do ambiente de negócios. Atuamos juntos com o setor empresarial, fomentando parcerias e troca de informações em tempo real, em todo o Estado. A exemplo disso, levamos em consideração o grupo de trabalho que formamos com contadores da Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura de Goiânia. O principal objetivo é focar na interação e solução de demandas que burocratizam o trabalho do contador frente à abertura e baixa de uma empresa.

Essa problemática interrompe o fluxo de produção econômica e gera perda na arrecadação da Capital, tendo em vista que uma empresa só estará em pleno funcionamento quando os seus alvarás estiverem em dia. É certo que a gestão da administração pública e empresarial dependem da contabilidade. São muitos tributos cobrados e alguns específicos para alguns produtos, bens ou serviços adquiridos. Absorver todos estes requer noites ininterruptas de estudos e entendimentos de cálculos que abarcam o sistema nacional tributário.

Estamos inteiramente focados no atendimento das normas que regem o exercício da profissão contábil. Hoje, somos mais de 527 mil profissionais registrados e habilitados ao exercício profissional no país. Neste mês do Profissional da Contabilidade, evidenciamos a contabilidade. Juramos, em nossa diplomação, exercer com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando as normas profissionais e éticas, a profissão de contador e técnico em contabilidade.

*Sucena Hummel, é contadora e presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO)

plugins premium WordPress
Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?