Blog

CRCGO participa de Semana Acadêmica da UniEvangélica com palestra sobre reforma tributária

WhatsApp Image 2026-05-21 at 22.41.45 (2)
Noticias

CRCGO participa de Semana Acadêmica da UniEvangélica com palestra sobre reforma tributária

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) esteve presente na Semana Acadêmica e Cultural dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da UniEvangélica, em Anápolis. Representaram a entidade a conselheira suplente e coordenadora-adjunta da Comissão de Contabilidade Tributária do CRCGO, Daniela Vieira, e o conselheiro suplente Anderson Carlos da Silva.

O evento foi realizado entre os dias 18 e 21 de maio e reuniu acadêmicos, profissionais e convidados em uma programação voltada à formação acadêmica e profissional, integrando ensino, pesquisa, extensão e prática de mercado.

Na quinta-feira (21), último dia da programação, Daniela Vieira ministrou a palestra “O protagonismo do profissional da contabilidade frente à nova reforma tributária”. Durante a atividade, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre as mudanças previstas no sistema tributário brasileiro e os impactos para empresas e profissionais da contabilidade.

A abertura foi conduzida pelo coordenador dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da UniEvangélica, Ieso Costa, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou: “Hoje é o momento de celebrar a contabilidade. Fico muito feliz por esta noite. A Ciência Contábil tem se alinhado à tecnologia, por isso é muito importante estudar e evoluir constantemente. Obrigado ao Conselho por se disponibilizar e trazer informações tão relevantes”, afirmou.

O conselheiro suplente Anderson Carlos da Silva também enfatizou a relevância da aproximação entre entidades de classe e instituições de ensino para fortalecer a formação dos futuros profissionais. “O CRCGO tem buscado incentivar constantemente o conhecimento, o debate técnico e a valorização da classe contábil”, completou.

O ex-conselheiro do CRCGO, José Alvarenga, também prestigiou a palestra e compartilhou sua trajetória na Contabilidade e no CRC, incentivando os futuros profissionais da área. “Momentos como este são essenciais para conectar os estudantes à realidade do mercado e às transformações que impactam diretamente a profissão contábil”, ressaltou.

A palestra

De forma descontraída, a conselheira iniciou a palestra com uma dinâmica, questionando quais palavras vinham à mente dos participantes quando se falava em contabilidade. Entre os destaques esteve a palavra “imposto”, tema central da reforma tributária abordada durante a noite.

Durante a apresentação, Daniela destacou a importância da atualização constante e do preparo técnico dos profissionais diante do novo cenário tributário do país, ressaltando o papel estratégico da contabilidade no processo de adaptação das organizações às novas regras fiscais.

“A reforma tributária traz desafios importantes, mas também amplia o espaço de atuação do profissional da contabilidade como agente estratégico dentro das organizações. Mais do que cumprir obrigações acessórias, o contador passa a ter papel fundamental na orientação, no planejamento e na tomada de decisões”, afirmou.

Daniela também abordou os principais impactos da reforma nos negócios, destacando aspectos como base ampla de tributação, precificação, fluxo de caixa, contratos, sistemas e operações, fatores que impactam diretamente a rotina fiscal e contábil das empresas e que precisarão ser redesenhados.

A conselheira reforçou ainda o protagonismo do profissional contábil diante da reforma tributária e destacou a necessidade de compreender o negócio do cliente. “O contador precisa ser consultivo, analítico, tecnológico e parceiro do negócio”, explicou.

Os desafios dos próximos anos também foram abordados durante a apresentação. Segundo Daniela, o profissional precisa estar preparado para compreender os dois regimes tributários, adaptar processos, entender os riscos fiscais e investir continuamente em capacitação.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO – Thaillyne Rodrigues

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?