Blog

CRCGO acompanha agendas estratégicas sobre a Reforma Tributária em Brasília, com participação do secretário especial da Receita Federal do Brasil, Robinson Barreirinhas

IMG_3481.JPG
Noticias

CRCGO acompanha agendas estratégicas sobre a Reforma Tributária em Brasília, com participação do secretário especial da Receita Federal do Brasil, Robinson Barreirinhas

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) participou, nesta terça-feira (3/02), de uma série de agendas institucionais em Brasília voltadas ao debate da Reforma Tributária, que promove uma ampla reestruturação do sistema de tributação sobre o consumo no país, com impactos diretos sobre empresas, profissionais da contabilidade e a arrecadação pública. Representado pela vice-presidente de Administração e Planejamento, Sucena Hummel, o Conselho acompanhou discussões que trataram da regulamentação, da transição entre os modelos e dos mecanismos de acompanhamento da implementação das novas regras.

No período da manhã, a vice-presidente esteve presente no primeiro diálogo promovido pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) sobre a Reforma Tributária, que contou com a participação do secretário especial da Receita Federal do Brasil, Robinson Sakiyama Barreirinhas. O encontro abordou aspectos centrais da reforma, como a substituição de tributos sobre o consumo por um Imposto sobre Valor Agregado, a simplificação do sistema, a necessidade de segurança jurídica e o papel da administração tributária na fase de transição.

Ao longo das discussões, foram destacados os desafios operacionais da implementação da reforma, incluindo a convivência entre o sistema atual e o novo modelo durante o período de transição, a adaptação dos sistemas das empresas e dos fiscos, além da importância da atuação técnica dos profissionais da contabilidade para garantir conformidade, correta apuração e mitigação de riscos fiscais.

Já no período da tarde, o CRCGO acompanhou, no Plenário 4 da Câmara dos Deputados, o lançamento do Monitor da Implementação da Reforma Tributária, iniciativa das Frentes Parlamentares do Empreendedorismo (FPE), do Comércio e Serviços (FCS), da Agropecuária (FPA), do Biodiesel (FPBio) e do Etanol (FPEtanol). Foi apresentado a metodologia e o plano de trabalho voltados ao acompanhamento sistemático da regulamentação e da aplicação prática da reforma.

Conforme reforçou a vice-presidente do CRCGO: “A Reforma Tributária exige acompanhamento permanente e qualificado, especialmente neste momento de transição, e a participação das entidades contábeis é fundamental para garantir segurança jurídica, transparência e efetividade na aplicação das novas regras”, destacou Sucena Hummel.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?