Presidente do CRCGO palestra sobre igualdade e respeito no “Encontro Lilás” em prol da conscientização pelo fim da violência contra a mulher
Presidente do CRCGO palestra sobre igualdade e respeito no “Encontro Lilás” em prol da conscientização pelo fim da violência contra a mulher
No sábado (30/08), o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) sediou em seu auditório o “Encontro Lilás – Mês de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, realizado pelo Clube do Livro Cecília e que contou com uma palestra da presidente da instituição, Sucena Hummel e o apoio institucional do Conselho.
Com o tema “Violência de gênero e seus impactos no avanço das mulheres em espaços de poder”, o evento promoveu importantes reflexões sobre os efeitos da violência na trajetória de mulheres que atuam em posições de liderança e decisão, ressaltando os desafios enfrentados tanto na esfera pública quanto na privada.
Participaram como palestrantes além da presidente Sucena, a vereadora de Goiânia, Aava Santiago, e a advogada e cientista política, Ludmila Rosa.
A presidente do CRCGO destacou a relevância da iniciativa e reforçou o papel do Conselho em fomentar a igualdade e o respeito. “O combate à violência contra a mulher é também um compromisso institucional. Nosso espaço precisa ser de acolhimento, conscientização e valorização da mulher. Apoiar este encontro é reafirmar que não podemos avançar em sociedade enquanto houver qualquer forma de violência de gênero”, ressaltou Sucena Hummel.
A vereadora de Goiânia, Aava Santiago, enfatizou os impactos sociais da violência na representatividade feminina: “Não se trata apenas de uma pauta de segurança, mas também de democracia. Quando mulheres são silenciadas ou afastadas de espaços de poder por causa da violência, todos nós perdemos em diversidade e qualidade de representação”, destacou.
Já a advogada, Ludmila Rosa, trouxe a perspectiva da análise política e jurídica sobre o tema: “As barreiras impostas pela violência de gênero ainda impedem que mulheres tenham as mesmas oportunidades de ascensão. Precisamos de políticas públicas eficazes e de uma mudança cultural que assegure a equidade real”, afirmou.
O Encontro Lilás seguiu ao longo da tarde com outras palestras e debates, reunindo mulheres de diferentes áreas para compartilhar experiências e fortalecer o compromisso coletivo pelo fim da violência de gênero e pela ampliação da presença feminina em espaços de liderança.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Vitor Carvalho.