Blog

Simpósio Condominial do CRCGO reúne profissionais para debater impactos da Reforma Tributária e automação na contabilidade condominial

DSC00638
Noticias

Simpósio Condominial do CRCGO reúne profissionais para debater impactos da Reforma Tributária e automação na contabilidade condominial

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), por meio de sua Comissão de Contabilidade Condominial, realizou, nesta quinta-feira (29/08), no auditório da sede em Goiânia, a 3ª edição do Simpósio de Contabilidade Condominial. O evento reuniu contadores, estudantes, síndicos e profissionais da área para uma tarde de palestras e discussões técnicas voltadas aos desafios e transformações da contabilidade aplicada à gestão condominial.

A abertura foi conduzida pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCGO, Marcelo Cordeiro, e pelo coordenador da Comissão Condominial, Renato de Camargo. Em sua fala, Marcelo destacou a relevância crescente da área condominial no contexto da contabilidade. “É uma área muito interessante e que vem ganhando cada vez mais espaço. Estamos aqui para entender os impactos que a Reforma Tributária e a automação podem trazer para essa realidade, sem esquecer que o centro de tudo são as pessoas e a qualidade dos serviços prestados”, ressaltou.

Renato de Camargo reforçou o compromisso da Comissão com a evolução da área e a valorização dos profissionais que atuam no segmento. “Ver esse auditório com tantas pessoas é sinal de que estamos no caminho certo. A Comissão trabalha com muita dedicação e empenho. Nada do que fazemos seria possível sem a participação ativa dos membros”, destacou, agradecendo o apoio do CRCGO e dos colaboradores envolvidos na realização do evento.

Estiveram presentes também os vice-presidentes do CRCGO: Ranniel Martins (Controle Interno), Francisco de Assis (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Otávio Martins (Registro), além dos conselheiros Fernando Witicovski e José Alvarenga, e membros da Comissão Condominial.

Reforma Tributária e os condomínios edilícios

A primeira palestra do evento abordou os impactos da Reforma Tributária nos condomínios edilícios, com a condução do conselheiro do CRCGO, Fernando Witicovski, e da contadora Carla Tasso. A apresentação destacou pontos sensíveis da proposta de reforma em tramitação e como as possíveis mudanças na legislação tributária podem atingir diretamente a administração condominial, especialmente em relação à tributação de prestadores de serviços, alterações no regime de créditos e reorganização de obrigações acessórias.

Carla Tasso pontuou a necessidade de atualização constante por parte dos profissionais contábeis. “É essencial que os contadores estejam preparados para orientar síndicos e administradoras diante das mudanças. A contabilidade condominial precisa estar alinhada às novas exigências, inclusive no aspecto preventivo”, afirmou.
Witicovski também ressaltou os dispositivos legais para condomínios, como, por exemplo, os artigos 255 e 263.

A era da automação e a contabilidade condominial

Na sequência, os conselheiros Marcelo Cordeiro e Renato de Camargo apresentaram a palestra “Contabilidade Condominial na era da automação: da escrituração à gestão eficiente”, abordando as transformações trazidas pela tecnologia no dia a dia da escrituração contábil, na governança dos condomínios e na entrega de informações de forma mais rápida e assertiva.

Renato de Camargo começou abordando o conceito básico da contabilidade e como as alterações na legislação modificam a rotina contábil, tais como a obrigatoriedade da implementação da ITG 2002, a obrigação de retenção do imposto de renda não apenas aos empregados, além da obrigatoriedade de declarações como ECD, ECF e EFD Contribuições, entre outras.

A palestra ressaltou o papel estratégico do contador na mediação entre a tecnologia e a gestão, destacando ferramentas de automação aplicadas à rotina contábil e administrativa dos condomínios, como softwares de gestão, relatórios integrados e inteligência artificial. “A contabilidade condominial evolui e, com isso, temos a garantia de mais transparência, segurança e eficiência, transformando a contabilidade em uma ferramenta essencial para a boa governança dos condomínios”, explicou o coordenador da Comissão.

O vice-presidente Marcelo também apresentou dados e softwares para auxiliar os profissionais contábeis. Para Marcelo: “Automatizar não é substituir o contador, é potencializar a atuação profissional. A tecnologia bem aplicada melhora a eficiência dos serviços, aumenta a transparência e gera valor para os clientes”, explicou.

O simpósio foi encerrado com debates e interação entre os participantes, que puderam compartilhar experiências e esclarecer dúvidas com os palestrantes.

A realização do Simpósio Condominial é graças ao apoio de parceiros com a Tron Informática, Thompson Reuters e Alterdata.

Acesse todas as fotos neste link aqui

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues

Abrir chat
1
Precisa de ajuda ?
CRCGO
Olá, posso te ajudar?