Representantes do CRCGO seguem mobilizados em mais uma semana do projeto Declare Fácil na Receita Federal em Goiânia
Representantes do CRCGO seguem mobilizados em mais uma semana do projeto Declare Fácil na Receita Federal em Goiânia
O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) participou ativamente de mais uma semana do projeto Declare Fácil, promovido pela Receita Federal na capital goiana. A ação, que oferece atendimento gratuito à população no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), é voltada a contribuintes com renda anual de até R$ 50 mil e tem contado com a colaboração de estudantes e profissionais da contabilidade.
Na quarta-feira (14), os atendimentos foram realizados com a presença de alunos da Faculdade UniFasam, que participaram ativamente na orientação aos contribuintes. Representando o CRCGO, a integrante da Comissão CRC Voluntário, Adiléia Oliveira, acompanhou os trabalhos e destacou a importância do projeto. “É muito gratificante ver o envolvimento dos estudantes com a prática contábil e com a cidadania fiscal. Projetos como este fazem a diferença na formação profissional e social dos futuros contadores.”
Já nesta sexta-feira (16), o projeto contou com ampla participação do CRCGO. Estiveram presentes o vice-presidente de Administração e Planejamento, Henrique Ricardo Batista; o conselheiro José Gilmar; a chefe de gabinete, Priscilla Rodrigues; o integrante da Comissão CRC Voluntário, Dieggo Yamada; e a integrante da Comissão CRC Jovem, Gessica Carvalho. Auricicero Sousa,
A ação também teve apoio dos alunos da Faculdade UniFan, que participaram do atendimento ao lado da coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e Logística, Sandra Maria Machado Jorge; do coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Pedro Omar Azeredo Filho; do professor contador, Grazianni Costa e do coordenador do NAF Unifasam.
Durante a visita, o vice-presidente Henrique Ricardo Batista comentou sobre a relevância da parceria com a Receita e instituições de ensino. “O Declare Fácil é mais do que um projeto de orientação. Ele conecta educação, cidadania e serviço público. É uma oportunidade de transformar a teoria em prática e de mostrar à sociedade a importância do trabalho do profissional contábil.”
O conselheiro José Gilmar também ressaltou o caráter cidadão da ação. “Hoje, o CPF é a principal identificação do cidadão. Trabalhar com o Imposto de Renda é, acima de tudo, um exercício de responsabilidade fiscal e social. Estamos aqui para garantir que as pessoas tenham acesso correto à informação e à regularização.”
Representando a Receita Federal, participaram durante a semana a analista tributária e representante de Cidadania Fiscal, Lorena Cipriano, além das estagiárias Graciele Sousa (Ciências Contábeis) e Isabella Pacheco (Comunicação).
A iniciativa segue sendo realizada às quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h, na Sala de Treinamento da Delegacia da Receita Federal em Goiânia, e continuará até o dia 23 de maio. Com o apoio do CRCGO e de diversas instituições de ensino, o Declare Fácil reforça o compromisso com a educação fiscal, a formação prática dos estudantes e o atendimento humanizado à população.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Brenda Magalhães, estagiária em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo e Kamilla Lemes