Comissão CRCGO Voluntário participa do projeto Declare Fácil em Goiânia
O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) participa ativamente da edição 2025 do projeto Declare Fácil, realizado pela Delegacia da Receita Federal em Goiânia em parceria com a Rede NAF (Núcleos de Apoio Contábil e Fiscal). A ação tem como objetivo oferecer atendimento gratuito a contribuintes com renda anual de até R$ 50 mil que precisam de auxílio na entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).
A participação do CRCGO ocorre por meio de diversos integrantes do CRCGO, bem com a presidnete, Sucena Hummel, e a Comissão CRC Voluntário, representada pelo coordenador adjunto, Adimilson Morais e pelo integrante, Dieggo Yamada. Ambos acompanharam, novamente, nos dias 16 e 30 de abril, a iniciativa, e deram suporte técnico às atividades desenvolvidas pelos estudantes dos NAF’s durante os atendimentos. O delegado adjunto, Casimiro Neto; o supervisor do Imposto de Renda da Pessoa Física, Jorge Martins; o auditor fiscal, José Alves a chefe de gabinete, Lorena Cipriano e os integrantes da Faculdade de Anicuns.
O projeto teve início em 2024 como piloto em Campo Grande (MS) e, devido ao sucesso da iniciativa, foi expandido em 2025 para Goiânia e Brasília. Na capital goiana, os atendimentos começaram no dia 11 de abril e seguem até maio, sempre às quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h, na Sala de Treinamento da Delegacia da Receita Federal.
Com foco em acessibilidade e orientação, o projeto envolve acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, que são responsáveis por preencher e transmitir as declarações no formato pré-preenchido, garantindo maior agilidade e precisão. A supervisão é realizada pelos coordenadores dos NAFs, com apoio direto de representantes do CRCGO e da Receita Federal.
Para o coordenador adjunto da Comissão CRC Voluntário, Adimilston Morais, a iniciativa reforça o compromisso social da classe contábil. “O Declare Fácil é um exemplo concreto de como a contabilidade pode impactar positivamente a vida da população. O CRCGO, por meio do voluntariado, cumpre seu papel institucional de orientação e apoio à cidadania fiscal promovida pela Receita”, destacou.
Dieggo Yamada também enfatizou a importância da integração entre profissionais, estudantes e instituições públicas. “Esse projeto une ensino, prática e responsabilidade social. É gratificante ver o envolvimento dos alunos, que têm aqui uma oportunidade real de aprendizado e contribuição com a comunidade”, afirmou.
Os atendimentos são destinados a pessoas com conta ativa no portal gov.br, bens de pequeno valor e que realizarem agendamento prévio, disponível via QR Code ou pelo telefone (62) 3416-0500.
Com essa ação, o CRCGO reafirma sua parceria com a Receita Federal na promoção da educação fiscal e no fortalecimento da formação prática dos futuros profissionais da contabilidade.
A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes