Conselho Regional de Contabilidade de Goiás é homenageado pela Receita Federal do Brasil

O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) foi homenageado pela Receita Federal do Brasil em reconhecimento à sua destacada parceria na promoção da Conformidade Tributária e da Cidadania Fiscal no estado de Goiás. A cerimônia ocorreu durante a abertura do Seminário de Ciências Contábeis 2024, realizado na Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas – Nelson de Abreu Junior da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Anápolis. O evento, que aconteceu na última terça-feira, 24 de setembro, contou com a presença do presidente em exercício do CRCGO, Henrique Ricardo Batista, além de conselheiros, representantes da Receita Federal, professores e alunos da instituição.

A cerimonialista Hélia Maria Domingues, procuradora jurídica do CRCGO, conduziu a cerimônia que reconheceu o trabalho dos profissionais da contabilidade e as parcerias estabelecidas com diversas instituições. Entre os homenageados estavam Henrique Ricardo Batista, os conselheiros José Alvarenga, Silvanete Barbara, a representante do CRCGO em Anápolis, Walquiria Ribeiro, representantes do Sindicato dos Contabilistas, como Renato Batista Dutra, Degmar Antonio Silva e Rejane Alves dos Santos, acadêmicos e coordenadores do curso de Ciências Contábeis da UEG, como Angelita Mendes Moreira Ramos, Célio de Sousa Ramos Júnior, e Rodrigo Elias de Rezende. E os contadores, Carlos de Paula Silva, Rosival Pereira Guimarães e Wanderval Luiz Leite.

Henrique Ricardo Batista, em sua fala, agradeceu pelo reconhecimento e convidou alunos e professores para visitarem as instalações do CRCGO. “As portas do nosso Conselho sempre estarão abertas. É fundamental fortalecer a relação entre a academia e a prática contábil”, declarou.

O delegado da Receita Federal em Anápolis, Sérgio Nascimento Ferreira, destacou a importância da classe contábil para a conformidade fiscal. “A classe dos contadores é fundamental para andarmos em conformidade e temos uma visão em conjunto. A Receita Federal tem feito diversas parcerias e uma delas que se destaca é com o CRCGO, especialmente no processo de instalação dos Pontos de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal. Além disso, ressaltamos a parceria com instituições de ensino que capacitam alunos sobre cidadania fiscal”, afirmou.

Os certificados de reconhecimento foram entregues pelos representantes da Receita Federal em Anápolis: os delegados adjuntos Sérgio Nascimento Ferreira e Vinícius Daniel Fernandes Vieira, o representante da Comunicação Sebastião Braz da Cunha Reis e o auditor fiscal João Marcos Martins de Oliveira.

A parceria entre o CRCGO e a Receita Federal foi reforçada em um evento anterior, realizado na última sexta-feira, em homenagem ao Dia do Contador. Durante a cerimônia, o auditor da Receita Federal em Goiânia, Humberto Matsuda, entregou um certificado de reconhecimento a Henrique Ricardo, sublinhando o alinhamento entre os esforços do CRCGO e as iniciativas da Receita. “A Receita reconhece o trabalho dos contadores. O que o CRC tem feito ao longo dos anos se alinha com o nosso trabalho”, parabenizou Matsuda.

O Seminário de Ciências Contábeis 2024 segue até 26 de setembro, promovendo discussões relevantes para a formação dos futuros profissionais da área. Na primeira noite o egresso da instituição e integrante da Comissão Permanente de Estudos e Desenvolvimento da Contabilidade Pública do CRCGO, Edilson Bezerra, e a contadora, Adriana Franciele palestraram sobre “Perspectivas da profissão contábil”. No dia 25, o contador Marciel Augusto, abordou sobre “Reforma tributária: desafios e oportunidades”. No último dia do Seminário, o coordenador da Comissão Permanente de Estudos e Desenvolvimento da Contabilidade Pública do CRCGO, Ricardo Rezende palestrou sobre “Contabilidade aplicada ao setor público: desafios e boas práticas”.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues