CRCGO recebe turmas de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Goiás e aborda ética na profissão contábil

WhatsApp Image 2024-09-26 at 11.01.43

As turmas do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Goiás (UniGoiás) realizaram uma visita técnica ao Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) nesta segunda-feira (23/9). A iniciativa contou com a presença de mais de 150 alunos, que foram recepcionados pelo presidente em exercício, Henrique Ricardo, pelo vice-presidente da Câmara Técnica e professor na instituição, Doutor Valdir Mendonça Alves e pelo vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização – o também palestrante da noite, Francisco de Assis de Lima. O aluno de contábeis da UniGoiás, o estudante do 6° período, Filipe Rodrigues Guimarães, conduziu o cerimonial do evento.

Além dos representantes do CRCGO, participaram da solenidade de abertura, pela UniGoiás, o diretor-geral, o professor Paulo Antônio Lima; e os professores do curso de Ciências Contábeis, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Adriely Comparoto, Marcelo Rodrigues Albino, Raize Rayka Silva Santos e Grazianne Costa Mascarenhas. Ambos pronunciaram satisfação aos integrantes do CRCGO pela receptividade, além de conclamar os estudantes para se aproximarem do Conselho e fortalecerem a profissão contábil em Goiás e no país.

Em suas considerações, desejando boas-vindas aos presentes, o presidente em exercício destacou: “Estamos muito felizes em recebê-los em nossa casa, que passa por transformações significativas, entendidas e necessárias por nossa atual gestão para proporcionar a todos os integrantes da contabilidade um ambiente propício e ainda mais adaptado para a educação continuada. E hoje vocês terão a oportunidade de usufruir de um momento único de aprendizado”, afirmou Batista.

Já o diretor-geral da UniGoiás pronunciou sobre a importante ocasião de intermediação entre a Faculdade e o Conselho. “Vocês vão atuar na profissão, e temos que fortalecer a profissão, pois, em consequência, isso agrega oportunidades a todos vocês, principalmente no mercado de trabalho”, ressaltou o diretor geral da UniGoiás.

Homenagem aos contadores

Organizado pela instituição de ensino, os estudantes da UniGoiás que foram aprovados na edição número um do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade receberam o ‘Certificado de Homenagem e Gratidão’ pela conquista, que precisarão – a partir de agora, solicitar o registro profissional no CRCGO para exercer legalmente a profissão de contador no mercado de trabalho.

Dentre os homenageados da noite, o professor da instituição e Doutor, Valdir Mendonça Alves, também foi homenageado pelos serviços prestados à classe contábil goiana, principalmente no âmbito da docência. Ele recebeu o certificado de homenagem pelo dia 22 de setembro, Dia do Contador.

Ética na profissão contábil

Os alunos foram convidados a assistir uma palestra com sobre ‘A importância da Ética Profissional’, tema ministrado pelo vice-presidente, Francisco de Assis. Parafraseando a citação de Petter Stewart, que diz: “A ética consiste em saber a diferença entre o que se deve fazer e o que é correto fazer”, De Assis iniciou a apresentação sobre o reflexo da ética na vida pessoal e profissional.

Na sequência, ele explicou aos alunos o papel e como funciona a Fiscalização do CRCGO como fator de proteção à sociedade. Segundo ele, a atividade fiscalizadora visa, primordialmente, valorizar a imagem da profissão, como também a proteção ao usuário da Contabilidade. “Para isso, torna-se necessário conscientizar individual e coletivamente a classe, no sentido de valorizar cada um de seus membros”, disse Francisco.

“A ética profissional é fundamental na contabilidade, pois garante transparência, confiança e responsabilidade no exercício da profissão. Lidamos diretamente com informações financeiras sensíveis, influenciando decisões estratégicas e o cumprimento de obrigações legais”, ponderou.

Na sequência das explicações sobre a fiscalização do CRCGO, por sua vez, ele destacou que a mesma assegura que os profissionais sigam normas e padrões, prevenindo fraudes e garantindo a integridade dos relatórios contábeis. “Juntas, a ética e a fiscalização reforçam a credibilidade do setor e protegem tanto as empresas quanto a sociedade”, salientou.

Comunicação eficiente

A convite da UniGoiás, Valdir Mendonça Alves trouxe registros simbólicos do desenvolvimento profissional aplicados na instituição de ensino. Durante a primeira edição do Exame de Suficiência de 2024, realizado em maio deste ano. Conforme enalteceu, dos 25 estudantes que fizeram a prova, 68% destes foram aprovados, ou seja, 17 novos futuros profissionais da contabilidade. “É motivo de alegria e orgulho pela determinação e garra de cada um. Agora, o próximo passo é o registro profissional no Conselho”, disse.

Dando sequência e expandindo ainda mais conhecimento aos estudantes, Valdir abordou sobre as “Competências essenciais para o sucesso profissional”. Conforme explicou, “Sabemos como pontuar questões aos nossos clientes, mas muitas vezes não sabemos como comunicar isso para eles”, relembrou, complementando que “Alguns têm princípios de comunicação: uns visuais, outros auditivos, entre outras várias formas de comunicação, e com o aprimoramento certo, conseguimos fidelizar esse público e prospectar crescimento em nossos negocios”, disse.

Dentre os tópicos importantes para o tema, Valdir Mendonça citou alguns tópicos chaves para o êxito profissional. Entre eles, a formação acadêmica, o relacionamento interpessoal, as especializações, as normatizações legais, técnicas e profissionais.

“Para alcançar o sucesso profissional, é essencial desenvolver competências como comunicação eficaz, capacidade de trabalhar em equipe, e inteligência emocional”, citou Mendonça.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes