Conselheiro do CRCGO aborda sobre ‘Contabilidade e Inteligência Artificial’ durante II Seminário de Ciências Contábeis da UEG em Aparecida de Goiânia

IMG_1627--

Na segunda-feira, 23, o II Seminário de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Goiás (UEG) – Campus Metropolitano, em Aparecida de Goiânia, recebeu o conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), José Gilmar. Na ocasião, ele proferiu uma palestra sobre o impacto da inteligência artificial na contabilidade.

O evento reuniu alunos, professores e interessados no tema, promovendo um espaço para a troca de ideias e conhecimentos. Compuseram a mesa diretiva, o palestrante e conselheiro, José Gilmar, o coordenador do Campus, professor João Cândido Barbosa, a coordenadora pedagógica, Iara Fonseca, a coordenadora setorial do curso de Ciências Contábeis, Suelma Duarte, e a coordenadora do evento, Antônia Elisangela.

Durante sua fala, dando início a palestra, José Gilmar destacou a evolução da contabilidade e a importância da tecnologia nesse processo. “A contabilidade está passando por uma transformação significativa. A inteligência artificial além de otimiza tarefas rotineiras, também oferece uma análise mais precisa e rápida dos dados, permitindo que os profissionais se concentrem em decisões estratégicas”, afirmou.

Gilmar enfatizou que a integração da inteligência artificial na contabilidade é fundamental para o desenvolvimento da profissão. “Estamos vivendo uma era em que a tecnologia deve ser aliada do contador. Com ferramentas de IA, podemos agilizar processos, reduzir erros e melhorar a qualidade das informações apresentadas aos nossos clientes”, acrescentou.

Na ocasião, o conselheiro também ressaltou sobre o papel essencial dos profissionais contábeis na Reforma Tributária, no qual eles atuarão como intermediário entre as empresas e as mudanças nas legislações fiscais. ‘Com seu conhecimento técnico, o profissional da contabilidade vai auxiliar na interpretação das novas regras e na adaptação dos processos contábeis, garantindo que as organizações estejam em conformidade e aproveitem oportunidades de otimização tributária”, destacou.

José Gilmar também pontuou sobre a contabilidade desempenhar um papel crucial na implementação das práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança). “Com a crescente demanda por responsabilidade social e sustentabilidade, os contadores devem integrar métricas ESG em suas análises, ajudando as organizações a tomar decisões mais conscientes e a promover uma gestão que atenda tanto a objetivos financeiros quanto a compromissos éticos e sustentáveis”, explicou.

Ao final da palestra, os alunos puderam fazer perguntas para esclarecer dúvidas a respeito do tema tratado, entre outros assuntos pertinentes à profissão. O seminário promoveu um rico debate sobre como a adoção de novas tecnologias pode revolucionar a prática contábil, preparando os estudantes e profissionais para os desafios do futuro e como eles podem fazer uso da tecnologia para facilitar a rotina contábil.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues