CRCGO participa do Conexão Contábil Nacional e se reúne com presidentes do Sistema CFC/CRCs em Belo Horizonte (MG)

WhatsApp-Image-2024-07-03-at-16.44.10

Belo Horizonte foi palco de mais uma edição do Conexão Contábil, desta vez, realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Entre os dias 03 e 04 de julho, os participantes prestigiaram debates como adaptação rápida às mudanças sociais, culturais e tecnológicas, Reforma Tributária, diversidade nas empresas, entre outros. Pelo Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), participaram o presidente em exercício, Henrique Ricardo, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Marcelo Cordeiro e o vice-presidente de Controle Interno, Ranniel Martins, participaram ativamente das discussões.

Iniciando os trabalhos, na manhã do dia 03 de julho, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas conduziu a reunião de presidentes de todo o sistema CFC/CRC’s. Além disso, os presidentes debateram temas cruciais para as atividades institucionais e, especialmente, para o exercício das atividades profissionais contábeis no Brasil.

O presidente do CFC, Aécio Dantas, enfatizou a importância de um diálogo contínuo entre os presidentes dos regionais, ressaltando a necessidade de uma atuação unificada, mesmo respeitando as particularidades e a autonomia de cada conselho regional. Este encontro proporcionou um espaço valioso para alinhar estratégias e compartilhar ideias que contribuam para o fortalecimento da contabilidade no país.

Na tarde do mesmo dia, teve início a Conexão Contábil Nacional. O evento, também realizado em Belo Horizonte, contou com a presença de diversas autoridades e profissionais da contabilidade. A abertura oficial do evento foi marcada por uma palestra do governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema destacando a relevância da contabilidade para o desenvolvimento econômico e social.

A primeira palestra do evento foi do neurocientista Daniel Hosken, intitulada “Performance e Gestão: Mente produtiva para empreender”. Daniel discutiu a necessidade de adaptação rápida às mudanças sociais, culturais e tecnológicas, e como essas mudanças exigem uma maior capacidade de adaptação comportamental. Ele explicou que, apesar da tendência de respostas automáticas, é crucial desenvolver uma mentalidade que permita uma melhor adaptabilidade às demandas do nosso tempo.

Na quinta-feira (4), o segundo e último dia de atividades do Conexão Contábil Nacional, o painel de abertura abordou o tema “Se preparando para a reforma tributária”, com participação do presidente do CRCCE, Fellipe Guerra, e do vice-presidente da Fenacon, Reynaldo Lima Júnior, moderados pelo presidente do CRCRS, Márcio Schuch

Outro tema relevante foi abordado no quinto painel do evento, “Ações de diversidade nas empresas para melhoria dos negócios”, moderado por Sandra Maria de Carvalho Campos, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC. Sandra destacou a importância da diversidade como multiplicidade de talentos, culturas e competências, contribuindo para a construção de um mundo melhor e mais sábio, além de empresas mais rentáveis e produtivas.

A presença dos membros do Conselho reforça o compromisso do CRCGO com a evolução da contabilidade no Brasil, demonstrando liderança e engajamento em prol do desenvolvimento profissional e institucional.

Comunicação CRCGO, Vitor Carvalho, estagiário em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo, supervisionado por Kamilla Lemes.