Integrante da Comissão do Voluntariado do CRCGO participa da reunião da Rede Estadual de Defesa da Pessoa Idosa, no Ministério Público

WhatsApp Image 2024-06-25 at 17.13.27hhhh

O integrante da Comissão do Voluntariado do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Admilson Morais, participou da primeira reunião da Rede Estadual de Defesa da Pessoa Idosa. O convide foi do Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio da coordenadoria da área de Políticas Públicas e Direitos Humanos, o promotor de justiça, Marcelo Carvalho Miranda.

A iniciativa visa contribuir na prevenção e combate à violência e de promoção dos direitos da pessoa idosa, para que efetivamente se conquiste o direito a uma vida digna na terceira idade. Conforme expressado pelo promotor de justiça: “Trata-se de desenvolver ações articuladas com os serviços que compõem o poder público, criando um sistema de proteção baseado nos princípios da descentralização e intersetorialidade dos serviços que atuam na proteção integral da pessoa idosa”, salientou Marcelo.

Na oportunidade, Admilson destacou as ações do Conselho em benefício às pessoas idosas em Goiás. Em 2024, durante a campanha do Imposto de Renda Solidário – que contou com o apoio do CRCGO e de diversas outras entidades parceiras, o Estado destinou R$ 21.333.073,44 milhões para os Fundos de Direito da Criança, Adolescente e da Pessoa Idosa em todo o país, representando um aumento de 43,11% no percentual de destinações.

Ainda de acordo com o representante da Comissão do Voluntariado do CRCGO, a reunião significativa, convocada pelo MPGO, representa o fortalecimento nas discussões acerca de políticas públicas voltadas às pessoas idosas. “Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa está crescendo rapidamente. Políticas eficazes garantem que essa crescente demografia receba o suporte necessário para viver de forma digna e saudável e nós, contadores, podemos fazer a diferença na captação de recursos para entidades filantrópicas de apoio aos mais vulneráveis”, comentou.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Receita Federal, entre outras autoridades.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes