CRCGO ressalta o papel do profissional contábil na luta pela valorização dos idosos durante homenagem na Alego aos voluntários e entidades que se dedicam no cuidado da pessoa idosa

WhatsApp-Image-2024-06-25-at-16.47.22

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), promoveu uma sessão solene, de propositura do deputado Ricardo Quirino (Republicanos), em homenagem aos voluntários e entidades que se dedicam no cuidado da pessoa idosa. Realizada na segunda-feira, 24, no Plenário da Casa de Leis, foram entregues 150 Certificados do Mérito Legislativo por serviços prestados aos idosos.

A cerimônia, presidida por Quirino, contou com a presença do presidente em exercício do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Henrique Ricardo Batista, do vereador de Goiânia, Isaías Ribeiro, da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Biany Souza Lourenço, do promotor de Direitos Humanos e Políticas Públicas do MPGO, Marcelo Miranda, da presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Senador Canedo, Nilma Helena Mamede e do pastor Eugênio Alves Dourado que faz parte do Grupo Calebe.

Ricardo Quirino, em seu discurso, enfatizou a necessidade de carinho, proteção e, principalmente, respeito aos idosos. “Os idosos precisam ser respeitados como seres humanos, precisam que se olhe para eles não só pelo lado cronológico, mas pela sua história e direitos,” afirmou Quirino. Ele mencionou a criação da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa e da Ouvidoria na Alego, agradecendo ao presidente do Legislativo, deputado Bruno Peixoto, pelo apoio à causa. “Agradeço ao presidente Bruno Peixoto por ter aceitado e abraçado essa causa tão importante. Hoje, temos a Ouvidoria para que os idosos e suas famílias possam buscar ajuda e fazer denúncias,” completou Quirino.

O presidente em exercício do CRCGO, Henrique Ricardo destacou a honra de participar da sessão solene e o papel do profissional contábil na luta pela valorização dos idosos. “É com imensa honra que hoje me dirijo a esta Assembleia, onde celebramos o trabalho extraordinário dos voluntários que se dedicam com amor e atenção ao cuidado da pessoa idosa […]. No CRCGO, reconhecemos a importância do papel dos voluntários e a necessidade de apoiar iniciativas que promovam o bem-estar das pessoas em todas as fases da vida. Por isso, temos o orgulho de promover campanhas de destinação do Imposto de Renda Solidário, direcionando recursos para instituições que cuidam de crianças, adolescentes e pessoas idosas. Essas campanhas são uma forma concreta de contribuir para o desenvolvimento social e garantir que os mais vulneráveis recebam o suporte necessário”, afirmou Henrique.

Durante o seu discurso, o presidente em exercício também apresentou dados referente a destinação. “Em 2024, com o empenho do CRCGO e de diversas entidades parceiras, como o Ministério Público e a Receita Federal, Goiás destinou R$ 21.333.073,44 para os Fundos de Direito da Criança, Adolescente e da Pessoa Idosa em todo o país. Esse valor representa um aumento de 43,11% no percentual de destinações em comparação a 2023, que foram R$ 14.906.417, conforme dados da Receita Federal do Brasil”.

Henrique também salientou que para falar dessa campanha promovida pelo CRC é fundamental falar do papel desempenhado pela presidente licenciada do CRCGO, Sucena Hummel. “É ela que encabeça todos os trabalhos. Ela é o nosso motor e o nosso combustível. Sucena é uma companheira deste trabalho. Ela encapou essa ideia. O CRC já trabalha divulgando, mas nos últimos três anos foi implantado e teve um alcance muito maior com a Sucena Hummel à frente. Com isso, o Estado figura entre os cinco que mais se mobilizaram em todo o país nas destinações do IR solidário”, destacou.

Por fim, Henrique Ricardo agradeceu novamente ao deputado Ricardo Quirino pelo convite e pela iniciativa de reconhecer o trabalho dos voluntários e parabenizou os homenageados pelo exemplo que inspira a todos a construir uma sociedade mais justa, humana e solidária.

Quirino reafirmou a importância das destinações para os fundos e como isso pode fazer a diferença na vida dos mais vulneráveis e declarou: “É muito importante o que o Dr. Henrique falou, por isso, o CRCGO sempre estará aqui e vamos fazer campanha para o ano que vem, já com antecedência. O senhor conte conosco para
que a gente possa ter mais doações e, assim, alcançar mais pessoas idosas”, salientou o deputado.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues com informações Ascom Alego
Foto: Thaillyne Rodrigues e Sérgio Rocha