CRCGO realiza Café Contábil em Caldas Novas e Catalão

WhatsApp-Image-2024-06-14-at-12.48.12
Noticias / Uncategorized

CRCGO realiza Café Contábil em Caldas Novas e Catalão

Nos dias 11 e 12 de junho, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou o evento Café Contábil nas cidades de Caldas Novas e Catalão, respectivamente. O encontro abordou os temas Escrituração Contábil Digital (ECD) e Reforma Tributária.

O CRCGO foi representado pelo vice-presidente de Ética, Fiscalização e Disciplina, Francisco de Assis, pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Marcelo Cordeiro e pelas conselheiras Priscilla Bandeira e Clenice Caixeta.

O evento tratou da Escrituração Contábil Digital (ECD), uma obrigação acessória que substitui a escrituração em papel pela transmissão via arquivo eletrônico, buscando aumentar a transparência e a precisão das informações contábeis, além de reduzir custos operacionais e burocráticos. Foram discutidas atualizações recentes na legislação e métodos para a implementação eficaz da ECD.

Também foi abordada a Reforma Tributária, que visa simplificar o sistema tributário brasileiro, tornando-o mais justo e eficiente. Foram discutidos pontos como a unificação de impostos, a criação de um imposto sobre valor agregado (IVA) e as possíveis implicações para empresas e profissionais da contabilidade.

O Café Contábil proporcionou uma troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais da área contábil, destacando a importância da atualização contínua e do desenvolvimento profissional dos contadores goianos.

O evento foi uma realização feita juntamente com a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que contou com o apoio do Institudo de Pós-Graduação e Graduação (Ipog), Sescon – Goiás, NetSpeed Tecnologia em Sistemas, Alterdata Software, Tron Informática, BSSP Pós Graduação e Corporação Thomson Reuters.

Comunicação CRCGO, Vitor Carvalho, estagiário em Comunicação Social e Habilitação em Jornalismo, supervisionado por Kamilla Lemes.