CRCGO participa de debate sobre programa de liberdade econômica, promovido pela Acieg

WhatsApp Image 2024-06-07 at 14.35.22

O conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Francisco Lopes Canindé participou do evento para debater e apresentar detalhes do programa de liberdade econômica “Minas Livre Para Crescer”, com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). O encontro, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), juntamente com as demais entidades do Fórum das Entidades Empresariais (FEE), ocorreu nesta sexta-feira (7).

Dando início ao debate, o presidente da Acieg, Rubens Fileti, anfitrião do evento, declarou que essa é uma excelente oportunidade de discutir melhorias para o setor produtivo, baseando-se no plano de liberdade econômica lançado e implantado em Minas Gerais. Fileti destacou como é importante que haja parceria entre os governos e a iniciativa privada.

Na sequência, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio apresentou dados sobre o desempenho do estado, sobretudo na geração de empregos e relacionou os números ao programa de liberdade econômica elaborado pela gestão atual.

Em sua vez, Zema destacou a importância da desburocratização para empresários, usou exemplos práticos do plano de liberdade econômica do estado e ressaltou o papel importante da Acieg na promoção de eventos que fortalecem o setor produtivo e no auxílio que a entidade fornece aos empresários.

“Minas Livre Para Crescer”

Implementado em 2019 por Romeu Zema (Novo), o programa de liberdade econômica fez com que Minas Gerais fosse o estado pioneiro na aplicação das diretrizes da Lei de Liberdade Econômica em sua legislação e procedimentos que influenciam o ambiente de negócios. O objetivo, segundo o estado, foi diminuir burocracias e os custos para novos empreendimentos e, consequentemente, gerar mais emprego e renda para a população mineira.

Em Goiás, a Lei de Liberdade Econômica foi aprovada e sancionada no mês de abril. Elaborada pela Secretaria-Geral de Governo (SGG), em parceria com outras pastas, o PLLE visa acelerar a atividade econômica, reduzir a burocracia e facilitar a abertura de novos negócios no estado.

O encontro do Fórum das Entidades Empresariais, contou com a presença de líderes do setor produtivo goiano, como Marcelo Baiocchi, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio), Zé Garrote, da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), José Mário Schreiner, da Federação da Agricultura de Goiás (Faeg), e o presidente da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), Euclides Barbo Siqueira, entre outros representantes.

Comunicação CRCGO, Thaillyne Rodrigues