Representantes do CRCGO levam serviços e palestras na 7ª edição da Jornada da Cidadania da Puc Goiás

WhatsApp Image 2024-05-27 at 14.03.27 (1)

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás realizou a 7ª edição da Jornada da Cidadania, evento oferece diversos serviços gratuitamente para a população. Como apoiador, diversos representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) estiveram presentes no Centro de Convenções do Câmpus ll da instituição, no Jardim Mariliza, a fim de levar conhecimento aos alunos de ciências contábeis e também aos cidadãos.

Durante os dias 23 e 24 de maio, integrantes da Comissão do CRC Jovem, representado pelos integrantes Gessica Carvalho de Sá e Flávio Rangel, se reuniram e ofereceram serviços de apoio, orientação e curadoria de documentações necessárias para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A ação foi acompanhada de perto pelo vice-presidente de Controle Interno, Ranniel Martins, que visitou a feira no período da manhã, na abertura do evento.

Contabilidade para o Produtor Rural

Já na sexta-feira (24/05) no período matutino o coordenador da Comissão de Contabilidade do Agronegócio do CRCGO, Alexandre Lobo Dantas, palestrou para os alunos do curso de Ciências Contábeis da Puc Goiás sobre os aspectos tributários da pessoa física na atividade rural, descrevendo o que são as receitas, o que são as despesas e como é a tributação da pessoa física para a atividade rural. Ele detalhou também sobre a obrigatoriedades de apresentação do Livro Caixa e qual a melhor forma de se compreender o seu regime tributário para o agronegócio.

Encerrando a participação do Conselho na Jornada da Cidadania, a presidente, Sucena Hummel conversou com os estudantes a respeito da profissão contábil segmentada. Sendo recepcionada pela coordenadora do curso na PUCGO, Elizabeth Vieira Porto e, na oportunidade, os professores da instituição, o conselheiro do CRCGO, Artêmio Picanço Filho e Pedro Roberto.

Hummel exemplificou aos estudantes pontos de atenção aos que almejam prospectar oportunidade de trabalho e carreira na profissão contábil. “Acredito na segmentação contábil, onde nós, contadores, podemos em criar soluções específicas para um determinado público. E é uma estratégia que ajuda na identificação de diferentes grupos e subgrupos de clientes com características, comportamentos, necessidades e dores semelhantes aos quais vocês vão escolher como trabalhar”, comentou Hummel.

A presidente também norteou os graduandos sobre a participação efetiva no Conselho de Contabilidade, principalmente nas atividades que agregam a atualização profissional. Ela reforçou também sobre a ação do Conselho na Campanha do Imposto de Renda Solidário, onde os contadores atuam de forma a conscientizar contribuintes a declararam o imposto de destinar até 6% do valor para os Fundos da Criança, Adolescente e Pessoas Idosas.

Ainda na Jornada da Cidadania, Sucena Hummel deu uma boa notícia aos alunos sobre a parceria do CRCGO e Sebrae, com foco no mercado de trabalho para novos profissionais da contabilidade. “Em breve, vamos disponibilizar uma Mentoria, em parceria com o Sebrae, para ofertar a vocês, estudantes, um conhecimento mais aprofundado sobre a área técnica e para conversar com essas pessoas pra vocês entenderem do mercado, fomentar estágio e afins”, disse a presidente.

Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes