Reforma Tributária; No Senado Federal, CRCGO apresenta à senadores e Deputados Federais goianos estudo de impacto no setor de serviços

WhatsApp Image 2023-08-10 at 11.20.26

Com o objetivo de apresentar o estudo técnico realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), que trata dos impactos da Reforma Tributária no Setor Produtivo, membros da entidade se reuniram com senadores goianos e deputados federais. O encontro foi no Senado Federal durante esta quarta-feira (09/08). O estudo do CRCGO apresenta explicações sobre a expectativa de funcionamento do Conselho Federativo do Imposto sobre Bens e Serviços, Simples Nacional, alíquotas, cashback, Imposto sobre embarcações e aeronaves, além de trazer cálculos em situação de antes e depois da Reforma, com empresas reais do segmento automotivo, da advocacia, contabilidade, engenharia e escolar, ambos resultados com aumento no pagamento dos seus impostos finais.

A presidente do CRCGO, Sucena Hummel detalhou que o objetivo das visitações em Brasília é o de evidenciar a tecnicidade dos contadores nas discussões que pautem a Reforma tributária e solicitar apoio dos representantes de Goiás no Senado na inclusão do CRCGO nos debates, juntamente com o Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A conselheira Priscilla Bandeira e o coordenador da Comissão de Contabilidade Tributária e Prerrogativas da Profissão, Fernando Witicovski também participaram do encontro, discorrendo pontos de vistas apurados nos resultados da pesquisa e simulação.

A primeira agenda do dia foi com o Senador Wilder Morais (PL). O parlamentar recebeu o estudo e salientou que “O texto da Reforma precisa ter uma linguagem clara à sociedade e simples”. Participaram o chefe da assessoria legislativa, Thiago Mascarenhas e o chefe de gabinete, Leandro Miranda. Ambos assessores vão acompanhar demais tratativas de cooperação junto ao CRCGO. A presidente também abordou as iniciativas em prol do Imposto de Renda Solidário, ocasião em que o Senador Wilder reportou aos assessores para elencar os municípios base para que os fundos sejam instituídos formalmente.

A deputada federal Magda Mofatto (PL) também recebeu os representantes do Conselho e apurou o material do CRCGO. Na oportunidade, além de detalhar os resultados das simulações de empresas de segmento automotivo, educação, panificação, Fernando Witicovski pontuou sobre realizar um estudo voltado ao ramo hoteleiro no Estado.

Os representantes do Conselho cumpriram agenda ainda com o Senador Vanderlan Cardoso (PSD), oportunidade em que a ex-secretária de Economia de Goiás, Cristiane Schimidt e o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Manoel Carlos esteveram presentes para dialogar com o parlamentar. Cardoso discorreu alguns pontos sobre o estudo que podem ser convertidos à âmbito nacional e ainda reforçou que o apoio dos contadores é fundamental para os debates durante a tramitação do texto. O assessor legislativo, Wagner Vilas Boas e o chefe de gabinete, Emílio França acompanharam as discussões.

Ainda no Senado, os representantes do CRCGO dialogaram com o deputado federal, Daniel Agrobom (PL), sobre parcerias com a classe contábil e alinhar uma visita institucional para falar sobe a Reforma Tributária e demandas em conjunto para defesa e valorização dos contadores goianos.

Reprodução desse material é permitida desde que a fonte seja citada
Comunicação CRCGO, Kamilla Lemes